Como limpar as orelhas de cães

links patrocinados

Como limpar as orelhas de cães

Os cachorros merecem toda a atenção e cuidados possíveis. Até mesmo na hora do banho, você deve tomar todas as medidas necessárias para que ele fique limpinho e longe de doenças. Uma limpeza bem feita inclui todas as partes do cão, inclusive as orelhas. No entanto, muitas pessoas não sabem, ou não fazem direito, a limpeza das orelhas do cachorro. Algumas dicas irão lhe ajudar a como limpar as orelhas de cães, deixando o seu animal sempre saudável. O procedimento não irá demorar muito, mas você deve tomar cuidado, porque são órgãos sensíveis. Uma limpeza bem feita e cuidadosa nas orelhas irá evitar que o cachorro tenha infecções e inflamações.

Separe os materiais para limpar as orelhas de cães

Antes de qualquer coisa, você deverá separar os materiais necessários para fazer a limpeza das orelhas do seu animal.

Como limpar as orelhas de cães Limpar orelha de cães

Para isso, você vai precisar de um pouco de algodão, cotonete e também ceruminolítico (produto para fazer a limpeza comprado em pet shops).Antes de começar a usar os produtos, você deve verificar se as orelhas do seu cão estão muito sujas. Caso elas estejam com bastante cera e/ou um cheiro muito forte, você deve procurar o veterinário do seu animalzinho. Isso porque ele pode estar com alguma infecção ou inflamação. Por isso é tão importante fazer esta limpeza, porque você mesmo pode notar algo de estranho com o seu cachorro, antes que o problema fique maior.

Passos para limpar a orelha de cachorros

Passos para limpar as orelhas de cães

Caso não encontre nenhum problema, você já pode começar a limpeza. Adicione um pouco de ceruminolítico em um cotonte e passe, com delicadeza, na orelha do animal. Passe o produto também em um algodão, e comece a limpeza no pavilhão auditivo, sem ir mundo fundo, porque isso pode machucar o cão. Massageie, usando o seu polegar, a região abaixo da orelha para que, desta maneira, o produto possa agir. É importante lembrar que você deve fazer a limpeza na região que você pode ver, não colocando o cotonete no fundo do ouvido do animal. Deixe que o cachorro balance a cabeça para que o líquido possa se espalhar melhor.

Limpeza da orelha de animais

Limpeza externa

Depois que você ficar a limpeza interna, deve limpar também a parte de fora da orelha do cão. Para isso, use um algodão com um pouco de ceruminolítico. Passe o algodão com cuidado pela orelha, que deve estar dobrada. Tenha cuidado para não machucar o seu cachorro. Verifique, neste momento, se ela está rosada e fina. Caso a orelha do seu cachorro esteja mais vermelha e grossa, leve-o a um veterinário para que ele possa dar uma olhada no seu cachorro. Isso porque o seu animal pode estar com tipo de alergia ou infecção, e é melhor mostrar a um médico especialista para que ele trate como deve.

Prepare-se para limpar a orelha de seu animal

Prepare-se e dê uma recompensa

Antes de começar a limpeza, é importante estar preparado para qualquer tipo de reação que o cachorro possa ter. As raças possuem comportamentos e temperamentos variados, e você poderá precisar de ajuda de outra pessoa para poder segurar o cão para, assim, fazer a limpeza corretamente. Mantenha sempre o animal calmo e seguro. Depois que a limpeza foi feita, você pode dar uma recompensa para o cachorro pelo seu bom comportamento. A recompensa pode ser um biscoito, que eles gostam bastante, o que fará com que ele se acostume a limpar as orelhas. Você deve limpar as orelhas do seu cão, se possível, a cada 15 dias.

Pesquisar
Artigos Relacionados