Como inutilizar HD

links patrocinados

Se você tem um disco rígido em casa e quer se desfazer dele, a melhor forma não é somente jogando no lixo, já que os arquivos que já estiveram presentes no computador podem acabam sendo recuperados. Confira informações e algumas recomendações sobre como inutilizar HD.

Informações sobre o disco rígido

É comum que as pessoas descartem HD que não serão mais utilizados
O HD é responsável por guardar tudo aquilo que está arquivado no sistema

O HD, que também pode ser chamado de Disco Rígido é uma parte presente em todos os computadores, responsável por guardar tudo aquilo que está arquivado no sistema, mesmo alguns documentos temporários. O que muitas pessoas podem não saber é que, mesmo quando estragado, o mesmo pode ter os arquivos recuperados, precisando saber como inutilizar HD quando se quer jogar o mesmo fora.

Se você não tem dinheiro para arrumar o seu disco rígido, por exemplo, ou se o mesmo não possui nada de importante, conseguir como inutilizar HD pode ser uma tarefa útil. O mesmo também pode ocorrer quando se quer se desfazer de algum arquivo que não pode ser recuperado, já que somente deletar alguma coisa do PC não significa que ele vai ser deletado permanentemente do disco rígido. Se já para qual for o motivo, veja algumas dicas abaixo.

Como inutilizar HD: destrua o aparelho de forma total

Se a ideia é destruir todo o disco rígido sem deixar nenhum rastro do que já esteve presente no mesmo é preciso fazer algo bastante forte com ele. Sobre como inutilizar HD, queimar o mesmo pode se mostrar como a forma mais eficiente de se ter certeza que todos os arquivos que ali já estiveram presentes não vão poder ser recuperados por nenhuma pessoa.

Mas quem não quer colocar fogo no mesmo pode ainda quebrá-lo, de preferência com um golpe forte. Uma marretada ou martelada se mostra como as formas mais rápidas disso acontecer, mas é preciso não deixar partes inteiras nos passos de como inutilizar HD. Não deixe grandes peças inteiras e, de preferência, jogue os quebrados em lixeiras diferentes.

É possível queimar ou quebrar o HD para se desfazer

Apagando os arquivos de um HD sem danificar o mesmo

Se a ideia é apagar somente os arquivos do disco rígido sem danificar o aparelho em si, podendo o utilizar novamente, a dica de como inutilizar HD é somente apagando o que há dentro do mesmo. Cada arquivo que fica no PC ocupa um espaço dentro do disco, que vai se enchendo até que não há mais onde colocar documentos ou programas, por exemplo.

Entretanto, quando um arquivo é deletado, ele ocupa o mesmo espaço até que outro arquivo ocupe o seu lugar, sendo por isso que ele pode ser recuperado. A dica de como inutilizar HD é utilizar um programa chamado Eraser, que apaga todos esses “espaços” no disco, deixando os documentos que foram deletados totalmente sem função.

Também da para utilizar o programa Eraser e apagar todos os arquivos

Como inutilizar HD: baixando o Eraser

Sobre como inutilizar HD, o programa Eraser pode ser baixado de forma gratuita em vários sites pela Internet. Entre os mais famosos estão o Baixaki, Super Downloads, Ultra Downloads, Softonic, Kioskea e muito mais. Coloque o mesmo para rodar no computador somente com o disco que se queira não deixar mais recuperável. O HD pode ser utilizado normalmente depois.

Esse programa pode ser baixo em qualquer site de downloads

Pesquisar
Artigos Relacionados