Como Funciona o Programa Farmácia Popular

links patrocinados

Como Funciona o Programa Farmácia Popular

Como Funciona o Programa Farmácia Popular

O programa Farmácia Popular foi criado pelo Governo Federal no ano de 2004. O objetivo é aumentar o acesso da população a linha dos medicamentos mais necessários à um custo baixo. O programa funciona sob sua vertentes, as Unidades próprias e com parcerias feits com os governos municipais e estaduais do país, além do Sistema de Co-pagamento, que desde 2006 é funciona como parceiro das farmácias privadas.

O programa desde sua criação tem como principal meta promover a garantia que os pacientes não deixem de ter acesso aos medicamentos e tratamentos por falta de condições para compra-los. Além disso, o Farmácia Popular tem contribuído também com a redução do impacto da renda das famílias, quando precisam gastar com medicamentos. Outra vantagem, de acordo com informações do Ministério da Saúde é que com o nascimento do Programa o número de internações ocorridas principalmente por abandono de tratamento, reduziu significativamente

Como Funciona o Programa

O programa Farmácia Popular funciona da seguinte forma. Nas chamadas Unidades Próprias os usuários do programa são atendidos por profissionais capacitados na área de farmácia, que além da entrega do medicamento também realizam as orientações sobre o uso dos remédios, entre outras orientações, eles são contratados para esse fim e estão a disposição dos pacientes.

Programa Farmácia Popular

Além disso, outra característica está nas estruturas dessas unidades que permite esse atendimento farmacêutico adequado, local onde são apresentadas atividades educativas, com diversas campanhas sobre a Aids, Hanseníase, tuberculose e prevenção contra a dengue, entre outras como o incentivo a doação de sangue.

Atualmente as unidades próprias contam com uma gama de medicamentos com aproximadamente 95 tipos de remédios. Oferecem também preservativos masculinos que são vendidos pelo preço de custo que pode chegar até 90% mais barato em relação aos preços disponíveis no comércio privado.

Porém vale lembrar que para adquirir um medicamento na rede do programa Farmácia Popular é preciso receituário médico ou odontológico.

beneficiário Farmácia Popular

Já no Sistema de Co-pagamento, o governos é responsável por pagar parte da medicação e o usuário paga a outra parte. O programa paga um valor fixo, que varia em relação a cada medicamento, dependendo da marca e do preço que a farmácia estipula, geralmente o valor pago pelo usuário chega a um décimo do preço.

Para ser um beneficiário do serviço você precisa ir até uma das farmácias que participam do programa, como identificação elas tem a marca ‘Aqui tem Farmácia Popular’, leve seu receituário e também o seu CPF . Medicamentos de diabetes, hipertensão e os anticoncepcionais também fazem parte do programa Farmácia Popular.

Quem pode acessar o benefício

O programa Farmácia Popular é aberto a população em geral, porém seu principal foco são as pessoas com poucas condições financeiras, que não tem acesso ao medicamento quando ele tem um preço alto. De acordo com estudos da Organização Mundial de Saúde ( OMS) realizados em 71 nações, no Brasil 19% do salário dos brasileiros é gasto com saúde. E na classe com renda mínima esse número é ainda mais representativo, os medicamentos chegam a orçar 61% dos gastos. Por isso se você se enquadra nos critérios do programa vá até a unidade própria ou credenciada e aproveite os serviços do Farmácia Popular.

Farmácia Popular Estabelecimento credenciado Farmácia Popular

Como Funciona o Programa Farmácia Popular

Confira um vídeo sobre o Programa Farmácia Popular:

Pesquisar
Artigos Relacionados