Como funciona o Papertab

links patrocinados

Como funciona o Papertab

Papertab: múltiplas telas em folhas de papel

A tecnologia realmente não possui limites. Pesquisadores da Queen Universisty, nos Estados Unidos desenvolveram em parceria com a Intel um modelo peculiar de tablet – que nem pode ser chamado desta forma – com uma característica singular: ele possui uma tele superfina flexível, podendo até ser dobrada.

O Papertab, como é chamado, possui poderosas configurações de hardware, sendo que as versões desenvolvidas inicialmente contavam com processadores Intel Core i5 de segunda geração. Para um “tablet” não é nada mal e serve para que ele realize sua principal função: ser multitarefa. Por meio de um sistema de “folhas” é possível acessar a vários aplicativos ao mesmo tempo sem comprometer o desempenho do Papertab. Esta é apenas uma das vantagens desta nova tecnologia.

O desenvolvimento do Papertab

Papertab Papertab

Papertab está sendo desenvolvido aos poucos, já que os materiais de boa qualidade para a fabricação da tela e de outros componentes não são baratos e abundantes. Estudantes, pesquisadores e técnicos de empresas parceiras como a Intel trabalham de forma contínua para aprimorar as funções do Papertab para que ele possa chegar o mais rápido possível para os consumidores finais. Mesmo assim, esta é uma realidade um tanto quanto distante, já que os custos para produção ainda são altíssimos.

Saiba como funciona o Papertab

Como funciona o Papertab

O Papertab funciona como um tablet. Possui praticamente as mesmas dimensões, mas a espessura é de impressionar: o Papertab é tão fino quanto uma folha de papel sulfite e possui mobilidade invejável. Acessar os aplicativos será feito de forma diferente. Eles não estarão mais dispostos lado a lado numa tela inicial. Cada um terá uma folha específica e poder ser acessado com algum movimento do tipo dobrar o canto da folha.
Essa facilidade pode tornar o aparelho menos versátil do que tablets comuns, mas a agilidade para modular entre uma tarefa e outra irá compensar isso.

Confira como funciona o Papertab

Como funciona o Papertab ao abrir múltiplos aplicativos

Os desenvolvedores do produto afirmam que a intenção é fazer com que os usuários possam manipular várias folhas de papel. Simplificando: utilizando vários aplicativos ou documentos em várias folhas, não é necessário utilizar gerenciadores de tarefas para fechar programas que não estão sendo mais utilizados ou que estão prejudicando o funcionamento dos demais. Cada programa é aberto separadamente. É por isso que é necessário um poderoso processador, quanto mais mobilidade e capacidade de abrir mais aplicativos o Papertab tiver, mais poderoso deve ser o processador.

Como funciona o Papertab - saiba mais

O futuro

O futuro ainda nos reservas grandes e boas surpresas em relação a estas novas tecnologias. O Papertab, por enquanto, é apenas um projeto e uma ótima intenção. Quem sabe daqui a alguns anos já seja viável produzir este aparelho em larga escala. Se isso irá acontecer, só o tempo e os pesquisadores da Queen University poderão dizer.
Mas uma coisa é certa: quanto mais o tempo passa e o futuro vem se aproximando, mais tecnologias interessantes são desenvolvidas e novos produtos são lançados. Quem ganha são os consumidores que têm a mão poderosas ferramentas que facilitam o dia a dia, como é o caso do Papertab.

Pesquisar
Artigos Relacionados