Como funciona a energia solar

links patrocinados

Como funciona a energia solar

Como funciona a energia solar

A crescente busca pela utilização de energia solar em aparelhos do dia a dia têm levado dezenas de pesquisadores a adaptarem formas de utilizar esta energia ao invés das energias que são produzidas, uma vez que o custo de manutenção da energia solar – que é gratuita- é mais baixo do que as energias fabricadas.

O crescimento da utilização da energia solar

As fontes não-poluentes e renováveis como matrizes energéticas estão cada vez mais presentes nas discussões sócio-ambientais e o uso do Sol seria a melhor das sugestões para esse problema, isto se não houvesse o alto custo na produção e instalação de placas para captar energia solar.
Contudo nos últimos anos houve um significativo crescimento na sua produção aumentando em 40% nas ultimas décadas, devido programas de incentivo para ampliar utilizando fontes renováveis a produção de energia em países como Japão, Espanha e Alemanha tendo em vista a redução de gases poluentes e causadores do efeito estufa.

Painel solar

Como funciona um painel solar para captação de energia

O efeito fotovoltaico é o nome da geração a partir da energia da luz solar, sendo que este efeito consiste na conversão de energia luminosa incidente da luz solar sobre materiais semicondutores e tratados até ser transformados em eletricidade. Os painéis solares são formados por dispositivos semicondutores com células fotovoltaicas com a capacidade de captar a energia solar e transformá-la em e energia elétrica capaz de ser utilizada em um circuito externo.

Outras fontes de energia sustentáveis

As principais fontes de energia sustentável, além da energia solar são a energia eólica, a energia das marés, a energia geotérmica e a energia hidroelétrica. Entretanto a energia hidroelétrica devido às represas que são a fonte de conversão em que a água do rio passa pelas turbinas convertendo a energia mecânica em energia elétrica, estas represas bloqueiam a corrente do rio e acabando destruindo o habitat de vários animais. E as outras fontes são pouco utilizadas devido o custo ou a baixa produção de energia elétrica, ainda é um grande problema achar uma fonte de energia sustentável para suprir a necessidade de energia mundial.

Energia solar caseira

Energia solar caseira

Algumas pessoas desejam começar a utilizar a energia solar em suas casas, mas acreditam que o custo para isto é elevado. Na hora da construção, é claro, que sairá um pouco mais caro, mas você perceberá que só haverá vantagens ao longo do tempo. Além de você poder utilizar a energia solar, que é utilizada em partes para iluminar e arejar os ambientes perceberá que suas contas irão diminuir gradativamente. O site Energia solar caseira propõem a construção de canais em que a energia solar será aproveitada e você não terá que investir muito dinheiro para isto, mas sim poderá você mesmo construir estes canalizadores. Lá você terá acesso ao material, que deverá ser comprado, e partes da fundamentação e de como funcionam os matérias que utilizam da energia solar para gerar energia em sua casa. Para mais informações a respeito de como construir você mesmo os materiais que canalizam a energia solar e o ajudam a economizar, consulte o site Energia Solar Caseira.

Captação de energia solar Energia solar

Pesquisar
Artigos Relacionados