Como fazer uma boa pesquisa escolar

links patrocinados

Como fazer uma boa pesquisa escolar

Saber realizar uma pesquisa de qualidade é o primeiro passo para se dar bem mais para frente com o TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, artigos científicos e teses, por exemplo, pedidos no ensino superior. Confira as dicas como fazer uma boa pesquisa escolar.

Sobre a importância de fazer um bom trabalho na escola

Como fazer uma boa pesquisa escolar Conheça Como fazer uma boa pesquisa escolar

Muitos professores acabam dando notas pequenas a seus estudantes por causa de trabalhos acadêmicos mal feitos, com muitos erros ou simplesmente um “Ctrl+C e Ctrl+V” facilmente percebível. Saber como fazer uma boa pesquisa escolar é essencial para todos os alunos, desde o ensino fundamental, até ao ensino médio, já que na universidade, todos já devem ter esses conhecimentos adquiridos.

Confira Como fazer uma boa pesquisa escolar

Como fazer uma boa pesquisa escolar: procurando as melhores fontes

Muitos professores exigem que haja uma bibliografia no final do trabalho, o que significa colocar todos os sites, livros, revistas e outras mídias pesquisadas. A dica de como fazer uma boa pesquisa escolar é sempre procurar pelas melhores fontes, lembrando sempre que sites de busca como o Google e páginas editadas publicamente como o Wikipédia não servem como referências bibliográficas.

Saiba como lapidar sites confiáveis na Internet, procurando também por artigos e teses disponibilizados de forma gratuita na rede. Esses tipos de artigos são geralmente confiáveis, mas não se prenda somente a arquivos virtuais. Outra recomendação de como fazer uma boa pesquisa escolar é ir à biblioteca e procurar por bons livros, reportagens de revistas especializadas, documentários e conteúdo multimídia.

saiba Como fazer uma boa pesquisa escolar

Anote e nunca copie nada

Outra dica importante na hora de como fazer uma boa pesquisa escolar é ler e anotar de forma separada todas as informações e dados que precisam ser citados dentro do trabalho. Nunca copie frases, trechos e muito menos parágrafos de sites ou livros, por exemplo, como se fosse de autoria própria. Esse tipo de parte copiada precisa ser colocada entre aspas ou em um parágrafo recuado e com as devidas referências.

Procure escrever com suas próprias palavras a conclusão retirada das leituras feitas, lembrando que cópias são consideradas como plágio. Outra recomendação de como fazer uma boa pesquisa escolar é evitar “encher linguiça”, ou seja, evitar inserir informações desnecessárias.

Como fazer uma boa pesquisa escolar - saiba mais

Como fazer uma boa pesquisa escolar: coloque nas normas da ABNT

Depois de conseguir como fazer uma boa pesquisa escolar está na hora de finalizar o trabalho colocando todas as páginas nas normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Quando o professor libera, tudo bem não seguir todas as regras, como capa, contra-capa e sumário, mas alguns elementos são essenciais em todos os tipos de acadêmicos.

Colocar as margens na medida de 3 cm na esquerda e em cima e de 2 cm na margem direita e na inferior da folha de sulfite A4 é essencial. O espaçamento entre linhas deve estar configurado em 1,5 e sem espaçamentos duplos entre parágrafos. Vale lembrar a todos que querem saber como fazer uma boa pesquisa escolar que essas normas podem ser encontradas diretamente na Internet, mas estão sempre atualizando.

Pesquisar
Artigos Relacionados