Como fazer um boletim de ocorrência pela internet
O boletim de ocorrência, também conhecido como BO, é um dos documentos mais importantes para notificar um crime ou extravio de documentos. O BO é emitido por diversos órgãos de segurança, como Guarda Municipal, Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Civil. No caso das chamadas polícias judiciárias – ou seja, a Polícia Civil e a Polícia Federal -, boletim de ocorrência é utilizado para formalizar um delito perante as autoridades. Por isso, o documento é essencial para a instauração do inquérito policial, quando isto se faz necessário.
Procedimentos de um BO
O boletim de ocorrência é um documento e, como tal, deve seguir algumas formalidades para que tenha validade jurídica.
Devem constar, no boletim de ocorrência, informações como a descrição fiel dos fatos – o que inclui horário, pessoas envolvidas e identificação das partes -, além da tipificação criminal, caso tenha ocorrido algum crime.
Embora seja geralmente utilizado para notificar a polícia sobre delitos, outra função muito importante do boletim de ocorrência é informar sobre a perda de documentos, cartões e outros. Em grande parte das vezes, o boletim de ocorrência serve como um substituto temporário dos documentos. Esta é a melhor solução, por exemplo, para alguém que arrumou um emprego, mas perdeu sua carteira de trabalho, ou precisa fazer um concurso púbico e teve seu RG extraviado.
Como fazer um boletim de ocorrência
Antigamente, fazer um boletim de ocorrência era trabalhoso. A pessoa precisava se dirigir a uma unidade da polícia e aguardar atendimento. Hoje, o sistema é altamente informatizado, sendo possível registrar um boletim de ocorrência pela internet, de maneira rápida e segura. No entanto, caso você prefira registrar o BO diretamente em uma delegacia, não há qualquer impedimento.
Como registrar um boletim de ocorrência pela internet
Para registrar um boletim de ocorrência pela internet, o primeiro passo é encontrar o site da Secretaria de segurança Pública de seu estado. Em seguida, procure alguma seção como “Delegacia Eletrônica”. Não há um padrão nacional em relação a estas opções, mas elas estão geralmente em destaque na página inicial, por se tratar de uma função muito procurada. Assim que acessar a página do boletim de ocorrência pela internet, você precisará detalhar o ocorrido. Primeiro, selecione uma das opções, como furto, extravio, dano ou calúnia.
Em seguida serão apresentados alguns formulários para detalhamento do caso e fornecimento de dados pessoais. Preencha todos os campos corretamente e, por fim, clique na opção Enviar.
Confirmação do boletim de ocorrência pela internet
Para que o boletim de ocorrência gerado pela internet tenha validade jurídica, é preciso estar muito atento a todas as informações preenchidas. Para que o BO seja validado, será necessária uma confirmação telefônica. Geralmente, assim que os formulários são enviados, você receberá uma ligação da polícia em cerca de 10 minutos, quando será solicitada a confirmação das informações enviadas no boletim de ocorrência pela internet. Encerrado este processo, você receberá um link para imprimir o BO, que pode ser apresentado em qualquer lugar necessário.