Como fazer um boletim de ocorrência pela internet

links patrocinados

Como fazer um boletim de ocorrência pela internet

O boletim de ocorrência, também conhecido como BO, é um dos documentos mais importantes para notificar um crime ou extravio de documentos. O BO é emitido por diversos órgãos de segurança, como Guarda Municipal, Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Civil. No caso das chamadas polícias judiciárias – ou seja, a Polícia Civil e a Polícia Federal -, boletim de ocorrência é utilizado para formalizar um delito perante as autoridades. Por isso, o documento é essencial para a instauração do inquérito policial, quando isto se faz necessário.

Procedimentos de um BO

O boletim de ocorrência é um documento e, como tal, deve seguir algumas formalidades para que tenha validade jurídica.

Como fazer um boletim de ocorrência pela internet Boletim de Ocorrência

Devem constar, no boletim de ocorrência, informações como a descrição fiel dos fatos – o que inclui horário, pessoas envolvidas e identificação das partes -, além da tipificação criminal, caso tenha ocorrido algum crime.

Embora seja geralmente utilizado para notificar a polícia sobre delitos, outra função muito importante do boletim de ocorrência é informar sobre a perda de documentos, cartões e outros. Em grande parte das vezes, o boletim de ocorrência serve como um substituto temporário dos documentos. Esta é a melhor solução, por exemplo, para alguém que arrumou um emprego, mas perdeu sua carteira de trabalho, ou precisa fazer um concurso púbico e teve seu RG extraviado.

Saiba Como fazer um boletim de ocorrência pela internet

Como fazer um boletim de ocorrência

Antigamente, fazer um boletim de ocorrência era trabalhoso. A pessoa precisava se dirigir a uma unidade da polícia e aguardar atendimento. Hoje, o sistema é altamente informatizado, sendo possível registrar um boletim de ocorrência pela internet, de maneira rápida e segura. No entanto, caso você prefira registrar o BO diretamente em uma delegacia, não há qualquer impedimento.

Entenda Como fazer um boletim de ocorrência pela internet

Como registrar um boletim de ocorrência pela internet

Para registrar um boletim de ocorrência pela internet, o primeiro passo é encontrar o site da Secretaria de segurança Pública de seu estado. Em seguida, procure alguma seção como “Delegacia Eletrônica”. Não há um padrão nacional em relação a estas opções, mas elas estão geralmente em destaque na página inicial, por se tratar de uma função muito procurada. Assim que acessar a página do boletim de ocorrência pela internet, você precisará detalhar o ocorrido. Primeiro, selecione uma das opções, como furto, extravio, dano ou calúnia.

Em seguida serão apresentados alguns formulários para detalhamento do caso e fornecimento de dados pessoais. Preencha todos os campos corretamente e, por fim, clique na opção Enviar.

O que é um Boletim de Ocorrência

Confirmação do boletim de ocorrência pela internet

Para que o boletim de ocorrência gerado pela internet tenha validade jurídica, é preciso estar muito atento a todas as informações preenchidas. Para que o BO seja validado, será necessária uma confirmação telefônica. Geralmente, assim que os formulários são enviados, você receberá uma ligação da polícia em cerca de 10 minutos, quando será solicitada a confirmação das informações enviadas no boletim de ocorrência pela internet. Encerrado este processo, você receberá um link para imprimir o BO, que pode ser apresentado em qualquer lugar necessário.

Pesquisar
Artigos Relacionados