Como Fazer Sabão Caseiro

links patrocinados

Como Fazer Sabão Caseiro

Como Fazer Sabão Caseiro

Sobre Como Fazer Sabão Caseiro

A procura por novas alternativas a produtos comuns é cada vez mais crescente devido aos problemas ecológicos. Evitar jogar produtos no lixo para poder reaproveitá-los é uma maneira de contribuir com o meio ambiente. E com alguns produtos bem acessíveis você pode fazer um sabão caseiro. Veja algumas opções.

Receitas de Como Fazer Sabão Caseiro

Na primeira receita você vai precisar de:
1 kg de soda cáustica;
2 litros de água;
4 litros de óleo de cozinha usado (aquele que você jogaria fora e contaminaria águas e lençóis freáticos);
5 ml de essência aromatizante (este ingrediente é opcional, ou seja, você pode colocar caso queira que o sabão fique ‘cheirosinho’);
meio copo de sabão em pó

O primeiro passo é diluir o sabão em pó em meio litro de água quente e a soda cáustica em 1 litro e meia de água quente. Vá colocando aos poucos essas duas misturas junto com o óleo e mexa por 20 minutos. Se for colocar a essência, adicione agora no final. Coloque em formas e espere até o dia seguinte. Seu sabão está pronto.

Outra opção é usar 2 litros de óleo, 2 kg de soda cáustica, outros 2 litros de água quente e metade da embalagem pequena do seu desinfetante preferido. Num recipiente, coloque a soda e, em seguida, a água quente. Mexa até deixar homogêneo. Despeje o óleo e mexa novamente. No final, adicione o desinfetante. O resultado tem que ser na consistência de uma gelatina. Depois, coloque a mistura numa caixa de papelão forrada com um filme plástico. Levante o filme até as bordas da caixa e prenda-o. O sabão estará pronto quando a consistência estiver dura.

Por último, lembre que você pode utilizar e reutilizar o óleo diversas vezes antes de usá-lo para fabricar o sabão. E, claro, sempre mexa tudo com uma colher de pau. A soda cáustica é extremamente perigosa para ser manuseada.

Sabonete Artesanal

Sabonete Artesanal

Sobre o Sabonete Artesanal

Sabonetes, além de cheirosos, são bonitos. Não há quem não se encante com a delicadeza dos sabonetes, principalmente os artesanais. E muitas pessoas utilizam esse produto para vender e ganhar um dinheirinho extra. Veja como você pode fazer um sabonete artesanal.

Antigamente o único tipo de sabonete que havia era o artesanal. Mas, com a industrialização dos produtos de higiene, ficou muito mais fácil comprar as barrinhas no supermercado ou farmácia.

Tipos de Sabonete Artesanal

Hoje, diversos tipos de sabonetes invadem as prateleiras. Tem os específicos para bebês, os com essências de frutas exóticas, os glicerinados, etc. Mas nenhum deles bate a fragrância e a maciez de um sabonete artesanal.

A grande diferença – e vantagem – do produto feito em casa é que ele não tem produtos industrializados na fórmula. Isso deixa o sabonete mais macio, cheiroso e envolvente. Outro diferencial é o uso – sempre – da glicerina (o que nem sempre ocorre nos sabonetes comuns). Esta substância faz com que o sabonete seja menos agressivo com a pele e permite que ela fique mais hidratada.

Receita de Sabonete Artesanal

Fazer um sabonete artesanal não é difícil, mas é preciso atenção, paciência e uma certa habilidade em trabalhos manuais. Você pode começar com uma receita bem básica e simples, só para ir treinando. Neste caso, você vai precisar de 1 kg de base de glicerina específica para sabonetes, 30 ml de fragrância, anelina e álcool de cereais. Corte em pedaços pequenos a base de glicerina. Numa panela de vidro ou esmaltada, vá derrentendo os pedaços de glicerina em banho maria. Cuide para a água não ferver, para não ‘cozinhar’ a glicerina. Depois de pronta, coloque o corante aos poucos até ficar na cor que você preferir. Espere esfriar até ficar uma película em cima dessa base e coloque a essência que desejar. Mexa, mas não muito para que não faça espuma. Se fizer, vá borrifando álcool de cereais. Com o bastão, segure a crosta que for se formando e coloque o líquido em formas, no formato que preferir. Borrife o álcool de cereais e espere aproximadamente 30 minutos. Desenforme a aguarde duas horas para embalar.

Pesquisar
Artigos Relacionados