Como fazer Ricota em casa

links patrocinados

Como fazer Ricota em casa

A ricota é uma espécie de derivado do queijo com massa mole. A grande diferença é que ela tem baixo teor de gordura, sendo recomendada inclusive em dietas de restrição de gordura e também adequadas para se manter uma alimentação mais saudável. Isso tudo é possível porque a ricota não é produzida diretamente do leite e sim do soro de queijo, tornando-a bem mais nutritiva do que os demais queijos. Para se ter uma ideia do baixo teor de gordura da ricota, uma fatia média de ricota contém cerca de 70 calorias. Para verificar se uma ricota está boa para consumo, deve-se verificar a aparência da mesma. A ricota deverá ser de consistência firme e não poderá esfarelar ao ser manuseada. Evite também as ricotas com aparência arenosa, umidade excessiva e granulosa.

Ricota – Benefícios

Como fazer Ricota em casa Saiba Como fazer Ricota em casa

Ricota é um alimento extremamente rico em cálcio e age no fortalecimento de dentes e de ossos. Além disso, a ricota ajuda na obtenção de massa muscular, isso porque ela possui a mesma quantidade de calorias de alguns suplementos alimentares. A ricota é uma ótima opção para quem quer uma ajudinha para manter o corpo em forma. Uma fatia média tem cerca de 70 calorias, contra 121 do queijo minas. A ricota também é indicada em dietas restritiva de calorias e de gorduras e pode ser utilizada em diferentes tipos de receitas.

Como fazer Ricota em casa - saiba mais

Confira mais

Você pode optar por fazer até mesmo olhos, tortas e quiches com a ricota. Nessa hora vale a pena utilizar a imaginação a seu favor na cozinha. Mas, a ricota não é indicada para pessoas que possuem a intolerância à lactose, isso porque tendo apenas 3,6% de lactose, a ricota é um derivado do leite, mesmo sendo feita com o soro do queijo. O consumo por pessoas com esse tipo de intolerância pode causas reações diversas como inchaço abdominal, prisão de ventre, náuseas, azias, diarreia e gases.
Como fazer ricota em casa – Ingredientes Necessários

Como fazer Ricota

Saiba mais

Para fazer ricota em casa você vai precisar de 1 litro de leite, 4 colheres de sopa de água filtrada e 4 colheres de sopa de vinagre branco e duas colheres de sal. O tempo de preparo estimado para fazer ricota em casa é de cerca de 40 minutos. Essa quantidade de ingredientes rende até 8 porções de ricota.
Como fazer ricota em casa – Modo de Preparo

Confira Como fazer Ricota em casa

Mais informações

Para fazer ricota em casa, primeiramente você deverá ferver o leite. Quando observar que ele subiu e está fervendo, desligue imediatamente o fogo. Em seguida coloque ao leite vinagre e água. Não se esqueça de mexer bem com o auxílio de uma colher de pau e deixe esfriar por uma hora. Depois, deixe a mistura coagular por pelo menos 6 horas. Em seguida, você deverá despejar a mistura em um pano ou em uma peneira fina para que o soro que se formou na mistura escorra. Depois descarte-o e deixe na geladeira por uma hora. E pronto. Sua ricota caseira está pronta. Se você preferir, pode ainda temperar a ricota com pimenta, cheiro-verde e orégano.

Pesquisar
Artigos Relacionados