Como fazer luminária com garrafas

links patrocinados

Como fazer luminária com garrafas

O uso de garrafas para decoração

Garrafas de vidro utilizadas demoram a se decompor na natureza. O tempo de decomposição do vidro pode chegar até um milhão de anos. Isso vai depender das condições às quais ele foi exposto e da forma como ele foi fabricado. Ou seja, se todo o vidro já utilizado for jogado em locais inadequados, a natureza sofreria por muito tempo os efeitos, já que o lixo se acumularia em rios e outros locais essenciais para a manutenção de uma natureza saudável.
Por isso, diversas pessoas fazem a reutilização de garrafas de vidro para decoração ou produção de itens úteis como luminárias.

Fazer luminária com garrafão é simples

Como fazer luminária com garrafão Saiba como fazer luminária com garrafão

Fazer luminárias com garrafão é algo muito simples de se fazer. Porém para que seja realmente simples, é necessário ter algumas ferramentas, como uma furadeira com broca especial para vidro. Só assim é possível introduzir a fiação necessária para a luminária. É possível utilizar uma broca comum, mas o resultado não será o mesmo e a qualidade ficará comprometida.

Além da broca especial, é necessário ter fios elétricos para dar corrente à lâmpada, a lâmpada, um interruptor para ligar a luminária, plugue de tomada e um porta-lâmpada. Cola de silicone também será útil para fazer luminária com garrafão.

Luminária com garrafão

Fazer luminária com garrafão é barato

O custo de todos os materiais necessários para fazer luminária com garrafão é mínimo. Para comparação, comprar uma luminária com o efeito parecido pode custar 15 vezes mais do que fazer uma artesanalmente. Com 20 reais é possível comprar todos os itens.

O processo é simples: fure o vidro para passar o fio. Instale o bocal para a lâmpada na boca da garrafa e faça as ligações do interruptor e do plugue de tomada para poder ligar a luminária na rede elétrica de sua casa. Depois disso é possível enfeitar sua luminária com outros itens. É possível transformá-la num abajur. Basta colocar uma proteção em volta da lâmpada. Ela pode ser feita de diversos materiais e montada por você mesmo ou ser comprada pronta em lojas de bricolagem.

Confira como fazer luminária com garrafão

Reutilizar é preciso

Fazer luminária com garrafão é apenas uma de diversas ações possíveis para reutilizar materiais que seriam descartados de forma irregular na natureza. Além disso, é possível fazer outros itens decorativos com as garrafas e com outros materiais.
A reutilização destes materiais é extremamente necessária para que a natureza seja conservada. O conceito de sustentabilidade é amplo e diz muito a respeito da reutilização dos materiais. Só reutilizando é possível manter a qualidade da natureza para que as gerações futuras possam usufruir dela da mesma forma que usufruímos hoje.

Como fazer luminária com garrafão - saiba mais

Outros materiais reutilizáveis

É possível reutilizar garrafas pet, latas de alumínio, papel, plásticos em geral, pneus velhos, além de uma infinidade de outros materiais que podem ser reaproveitados. Se você tem o desejo de ajudar na preservação da biodiversidade na natureza, procure alguma ONG ou instituição que trabalhe com a reutilização de materiais e ajude você também na sustentabilidade no planeta. O mundo e as gerações futuras agradecem.

Pesquisar
Artigos Relacionados