Como fazer jogos

Como fazer jogos

Como fazer jogos

Desde que surgiram, os jogos de videogame e de PC conquistam cada vez mais adeptos. Com as facilidades que a Internet trouxe consigo, muitas pessoas começaram a se interessar pela criação de jogos e desenvolver seus próprios games.

Existem muitos fóruns e sites voltados exclusivamente para auxiliar os jovens programadores. Criar um jogo não é tarefa fácil, mas com dedicação e paciência é possível aprender e, quem sabe, até ganhar algum dinheiro com isso.

Iniciando

Antes de qualquer coisa, precisamos entender a complexidade envolvida na criação de um jogo. Ele é um software como qualquer outro que está em seu computador. Para um software ser criado, é necessária uma linguagem de programação e um compilador que transforme essa linguagem em algo que seu computador entenda.

No caso dos jogos, a complexidade aumenta porque, além do software que precisa ser criado, existem também diversos recursos como arte, imagens, sons, roteiros. Por isso, na maioria das vezes, é necessária uma grande equipe para se criar um jogo.

Linguagens de programação

A escolha pela linguagem de programação depende muito da plataforma escolhida. Em videogames, a maioria dos jogos utiliza a linguagem C++. Já os jogos para celular são construídos geralmente em Java. Diversos tutoriais na Internet podem te auxiliar a escolher a linguagem e aprender um pouco sobre ela. Mas, antes de colocar a mão na massa, talvez seja interessante buscar algum software de criação de games, onde as interfaces já estão prontas e não são necessários conhecimentos em programação.

Softwares de criação de jogos

A grande vantagem dos softwares de criação de jogos é que, neles, os usuários podem se dedicar exclusivamente ao roteiro, pois a parte gráfica já está pronta. Estes softwares são um excelente laboratório para o usuário saber se ele realmente está pronto para se utilizar de linguagens mais complexas.

Em sites de download, como o Baixaki, existem seções específicas para softwares de criação de jogos. Os mais populares são os RPG Makers, mas também é possível encontrar ferramentas para criar jogos de aventura, plataforma e muitos outros.

GD Star Rating
loading...
Como fazer jogos, Nota: 4.6 de 5 com 15 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados