Como fazer isolamento acústico em casas

links patrocinados

Como fazer isolamento acústico em casas

Um dos maiores problemas de moradia hoje em dia é o barulho. Disso todo mundo já sabe e é consenso entre a maioria da população. Um fato que agrava isso é a verticalização das cidades, que cada vez mais, contam com condomínios e prédios altos, com vários apartamentos para poder utilizar ao máximo os espaços.

Com um grande número de apartamentos por andar, as empresas precisam economizar recursos. E em muitos casos, fazem isso utilizando materiais de má – ou péssima – qualidade. Estes produtos fazem com que o som e outras coisas acabem ‘entrando’ na sua casa ou apartamento. Sâo ruídos dos apartamentos vizinhos, de baixo, de cima, dos lados, e também os ruídos externos, como trânsito, aviões, enfim, até a chuva entra pelas frestas das janelas e portas, que não são devidamente isoladas.

Melhores materiais para fazer isolamento acústico em casas

Como fazer isolamento acústico em casas saiba Como fazer isolamento acústico em casas

Diante dessa problemática, daremos dicas de como fazer o isolamento acústico em casas e apartamentos. Basicamente, quanto maior for a massa e a espessura do material usado no revestimento de paredes, teto, piso e lajes, melhor será o isolamento acústico das casas. Porém há alguns materiais mais utilizados para o isolamento.

Em geral, materiais mais pesados e densos são mais propícios a isolar acusticamente os ambientes. Os mais procurados são a fibra de vidro, os carpetes, as espumas em geral. Na realidade, sabemos que o som se propaga pelo ar. Portanto, utilizar algum material impermeável ao ar ou o próprio vácuo pode ser a melhor opção para fazer o isolamento acústico de um local ou cômodo.

Isolamento acústico

Procedimentos para o isolamento acústico

Os procedimentos para se isolar um local acusticamente variam de acordo com a finalidade e a superfície a ser isolada. Por exemplo, isolar uma parede demanda certo trabalho, pois é necessário adicionar o material isolante entre as camadas de cimento ou concreto. Fazer o procedimento depois que a parede já estiver pronta demandará mais dinheiro e muito mais trabalho, o que pode encarecer a mão de obra.

Para isolar o piso ou o teto, no caso de apartamentos, o procedimento é complicado. Não tanto no piso, já que basta retirar o piso e adicionar o material isolante e depois recolocar o piso novamente. Já o teto é mais complicado, pois ele terá de ser totalmente retirado para que o material isolante seja aplicado entre a laje e o teto propriamente dito.

Isolamento em casas

Benefícios e condutas para contornar os problemas

O preço para se construir um local bem isolado acusticamente varia de acordo com os materiais. Fazer um isolamento acústico profissional não irá custar menos de 15 mil reais, dependendo da empresa contratada para executar o serviço. Mas há opções bem mais em conta no mercado. Uma solução muito utilizada por pessoas que querem economizar são as caixas de ovo. Isso mesmo, aquelas caixas onde vem os ovos que compramos no mercado são ótimas isolantes acústicas!

Saiba Como fazer isolamento acústico em casas

Como fazer isolamento acústico em casas – saiba mais

Seja como for, evitar discussões, brigas e confusões por causa de barulho é muito mais fácil do que parece! Não se estresse com isso porque, mesmo que o recinto seja isolado acusticamente, sempre algum barulho vai escapar, são coisas que não podemos evitar. O jeito é tentar fazer o menor barulho possível e evitar as discussões com a vizinhança.

Pesquisar