Como fazer Intercâmbio na Itália

Como fazer Intercâmbio na Itália

Como fazer Intercâmbio na Itália

Principalmente no sul do Brasil, se sabe que a colonização italiana teve um peso muito forte, e até hoje pode-se perceber vários resquícios culturais dos italianos de outrora nas civilizações atuais dessa região do país. A linguagem, pratos típicos, comportamento, cultura… Enfim, muito da cultura brasileira teve contribuição da italiana.

A Itália enquanto país, é situada na Península Itálica, na Europa Meridional e em duas ilhas do Mar Mediterrâneo, Sicília e Sardenha. É um lugar com várias diferenças culturais e econômicas, e tem um comércio bastante facilitado por causa da grande costa marítima e dos mares e rios que passam ao redor.

O idioma falado na Itália é o italiano e, mesmo ele sendo falado somente por lá como língua oficial, é grande o índice de brasileiros que tem o desejo de aprender italiano (muito por causa da colonização também). E nada melhor para aprender italiano do que passar um tempo convivendo com pessoas nativas, e por isso o intercâmbio para a Itália é uma excelente opção nesses casos.

Intercâmbio

A maior parte dos intercâmbios feitos na Itália são para pessoas que querem estudar um curso de idiomas ou então fazer uma especialização de graduação. Os intercâmbios que incluíam trabalho de estrangeiros no país foram desestimulados por causa da condição econômica delicada nos últimos anos.

Mesmo assim, se a intenção é estudar, vale a pena tentar um intercâmbio na Itália. Normalmente os cursos de idiomas tem período flexível, que variam de 2 a 52 semanas, e também há a opção de fazer um ano acadêmico no país (consulte a sua universidade e veja os programas de parcerias com universidades italianas; é o melhor caminho para cursar a graduação lá).

É importante ter em mente, se a sua intenção é realmente ir para a Itália, que lá não é um lugar para se ganhar dinheiro trabalhando por um período, oportunidades que alguns países como a Inglaterra, Alemanha e EUA ofereciam há algum tempo (ou ainda oferecem). Mas é uma experiência incrível em termos culturais, culinários, artísticos e intelectuais.

Por que ir para a Itália

Só para citar alguns exemplos, foi na Itália que nasceu o movimento Renascentista, após o período da Idade Média, que também foi forte por lá. São italianos alguns dos maiores gênios da arte, da literatura, da música, do cinema, da filosofia e da ciência no mundo, como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Dante, Rafael, Caravaggio, Maquiavel, Pavaroti, Antonioni, Fellini, Sophia Loren e Roberto Benigni, para citar alguns nomes. Portanto, sua bagagem cultural irá crescer muito ao ir para a Itália. Consulte seu agente de viagem e planeje seu intercâmbio!

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados