Como fazer decoração com patchwork

links patrocinados

Muitas pessoas já devem ter visto um pouco dessa arte, mesmo que não reconhecendo pelo nome. Confira mais informações sobre o que é e como fazer decoração com patchwork.

Dicas de decoração com essa técnica nos quartos

Patchwork é um trabalho artesanal
Com essa técnica é possível decorar diversos móveis

Muitas pessoas podem estar curiosas com dicas de como fazer decoração com patchwork, uma espécie de trabalho artesanal que consiste em unir partes de tecidos de várias cores, estampas e texturas para criar efeitos incríveis em vários tipos de objetos pela casa. Muitas pessoas podem lembrar desse tipo de arte por meio das colchas costuradas com essa técnica, muito vista em filmes e desenhos, por exemplo.

Por isso, a dica de como fazer decoração com patchwork começa justamente em fazer mudanças pelo quarto. Além de aplicações desse tipo de tecido na colcha, ainda dá para criar um visual incrível nas fronhas, edredons, cobertas e até na parede. Que tal um mural todo revestido com tecidos coloridos para guardar as fotos com alfinetes? Uma ideia simples e barata para incrementar o local onde dormimos.

Como fazer decoração com patchwork: fazendo preenchimentos

A arte de trabalhar com retalhos de tecidos diversos também pode acabar dando um estilo totalmente diferente em suas almofadas. A dica aqui de como fazer decoração com patchwork é fazer o preenchimento com um pouco de espuma ou fibra de silicone, criando um efeito em relevo, o que pode ser ainda mais atraente para quem for fazer figuras como flores, pássaros, corações e qualquer outra, por exemplo.

É o mesmo que ocorre com a colcha, citada na parte de cima, que deve ser preenchida para que fique mais fofa e dê um visual mais agradável quando colocada em cima da cama e também mais gostosa ao toque. Sobre as dicas de como fazer decoração com patchwork, também dá para costurar um forro na parte de trás para ficar mais confortável.

A arte é feita com retalhos de tecidos

Como fazer desenhos com relevo nos tecidos

Não é preciso de muitos materiais na hora de como fazer decoração com patchwork, precisando basicamente dos cortes dos tecidos, uma tesoura, lápis para criar os moldes, uma intertela, tecido onde os retalhos são aplicados, alfinetes para marcar, além de agulha e linhas de várias cores. Faça moldes com um tecido e corte da mesma forma na intertela, cortando e depois fixando os mesmos com a ajuda do calor do ferro no tecido de aplicação.

Faça os recortes nos tecidos com as estampas e cores que mais desejar, para que os mesmos fiquem fofinhos com a intertela por baixo. Se trata basicamente de uma técnica utilizada bastante em como fazer decoração com patchwork, mas que pode variar de acordo com o gosto das costureiras de plantão.

Esse tipo de decoração não exige muitos materiais

Como fazer decoração com patchwork: mais ideias

Ainda dá para abusar da imaginação, criando trabalhos bonitos e únicos em panos de prato, poltronas, cestas, tapetes, pufes, sofás, bolsas, berços, móveis no geral e até mesmo em peças de roupas. Quem tem uma visão de negócio pode usar suas próprias técnicas de como fazer decoração com patchwork para conseguir aquela renda extra no mês com a venda de seus trabalhos.

Basta usar a imaginação e sair decorando os móveis

Pesquisar
Artigos Relacionados