Como fazer compostagem em casa

links patrocinados

Como fazer compostagem em casa

O que é a compostagem

A compostagem nada mais é do que a utilização de lixo orgânico para produzir material fertilizante orgânico. O processo é simples: reutilizar cascas de frutas, pedaços de frutas não comidos, filtro de café utilizado, guardanapos sujos, entre outros itens como matéria prima para produzir fertilizantes que podem ser utilizados em jardins, por exemplo.
Na verdade este processo já é realizado pela natureza automaticamente, mas com a crescente quantidade de lixo despejado irregularmente na natureza, ela fica sobrecarregada e qualquer ajuda é bem-vinda.

Como fazer compostagem em casa com composteiras prontas

Como fazer compostagem em casa Saiba como fazer compostagem em casa

Para quem deseja ajudar a natureza e ser beneficiado ao mesmo tempo, é possível fazer compostagem em casa. Há duas maneiras para conseguir sua composteira (recipiente onde será feita a compostagem): comprar a composteira em lojas de jardinagem ou bricolagem ou fazer artesanalmente uma composteira.

Em ambos os casos será necessário fazer a seletividade do lixo para o processo de compostagem. Lixo seco não deve ser utilizado, mas sim enviado para a reciclagem. Caso você compre a composteira pronta, o seu trabalho será basicamente separar o lixo orgânico e depositar ali para criar o seu fertilizante natural.

Conheça como fazer compostagem em casa

Como fazer compostagem em casa com sua própria composteira

Caso você deseje fazer sua própria composteira para fazer compostagem em casa, precisará de alguns itens fundamentais: em primeiro lugar, é preciso ter um recipiente para depositar o lixo orgânico. Engradados de PVC são perfeitos para isso. Comece forrando o fundo do engradado com jornal úmido. Oito folhas serão suficientes. Depois coloque uma camada de lixo orgânico. Vá alternando entre compostos secos e úmidos. De vez em quando coloque esterco de minhoca, que você pode comprar em lojas de jardinagem e produtos naturais.

Este processo fará com que você tenha um fertilizante natural em aproximadamente quatro ou cinco meses. É importante ter sempre atenção e dedicação, pois a compostagem exige disposição para ser feita. Se você não possui tempo, energia e dedicação suficiente para isso divida a responsabilidade com sua família. Todos podem contribuir com pequenas atitudes, tornando o processo ainda mais simples e fácil.

Compostagem em casa- saiba como fazer

Qual o benefício para você e sua família?

A compostagem de seu próprio lixo cria em você e em sua família um espírito sustentável. Se cada família fizesse a mesma coisa teríamos um mundo mais sustentável. Além de dar um destino mais útil para o lixo orgânico produzido em sua residência, você teria uma economia de dinheiro, já que, caso você tenha um jardim, poderá usar o substrato para seu jardim. Assim não precisaria mais gastar dinheiro com fertilizantes.

Como fazer compostagem em casa - saiba mais

Qual o benefício para o meio ambiente?

Para a natureza, sua atitude de fazer a compostagem em casa é extremamente importante, pois tira dela uma parte da responsabilidade de fazer isso sozinha. Repetindo: se cada pessoa fizesse isso, a natureza poderia ter uma saúde melhor e a sustentabilidade estaria garantida.

O lixo é um dos principais problemas da humanidade. Dar um destino correto para ele é o desafio de governos, empresas e dos seres humanos em geral. Por isso, dê sua contribuição e garanta um futuro melhor para o nosso planeta.

Pesquisar
Artigos Relacionados