Como evitar toxoplasmose
Sendo uma infecção que afeta todo o corpo humano, confira as dicas de Como evitar toxoplasmose, principalmente se tratando de mulheres grávidas.
Sobre a transmissão da toxoplasmose
A toxoplasmose é uma doença infecciosa que pode ser transmitida para os seres humanos de várias formas devido a um protozoário, chamado pela comunidade científica de Taxoplasma gondii. As dicas de como evitar toxoplasmose devem ser seguidas à risca principalmente por mulheres gestantes, já que esse microrganismo tem o poder de acarretar má formação do feto ou até mesmo abortos.
Mas a passagem do parasita para uma pessoa não ocorre de forma espontâneo. Alguns animais podem ser hospedeiro desses seres, como os porcos, ovelhas, cabras e bois, mas o mais conhecido e perigoso para as pessoas é o gato. Por ser um bichinho de estimação comum, ele costuma ficar sempre em casa. Aprender a como evitar toxoplasmose é importante, já que protozoário pode estar em casa.
Como evitar toxoplasmose: evite o contato com gatos e outros animais
O gato é o grande vilão dessa doença, sendo que não é indicado a presença desses animais perto das gestantes. Dessa forma, mulheres grávidas devem saber como evitar toxoplasmose, não coletando os resíduos de gatos e nem mesmo ficando próximas a essa espécie.
Mesmo os gatos limpos de apartamentos podem estar infectados, por isso é preciso prestar bastante atenção. Apesar de não ser passada de pessoa para pessoa, para conseguir como evitar toxoplasmose é preferível que as gestantes também não entrem em contato com os outros animais citados até o parto, principalmente nos 3 primeiros meses.
Consumindo os alimentos e a água de forma segura
Como as fezes infectadas dos animais podem infectar mais de um local, nunca beba água que não seja mineral ou ainda fervida e filtrada, além de lavar bem os legumes e as verduras. Entre as dicas de como evitar toxoplasmose está ainda de não beber água de rio ou lagoas e também o de não lavar os alimentos com água não potável.
Por causa do poder de infecção por parte de animais leiteiros, outra das recomendações expressas de como evitar toxoplasmose é não ingerir leite logo depois de ordenhado, fazendo sempre a sua fervura prévia. O mesmo vale para a carne desses animais, que nunca podem ser consumidos em sua forma crua, preferindo sempre as partes que estiverem mais assadas e sem sangue.
Como evitar toxoplasmose: sintoma e exame
Quando for visitar alguém e essa pessoa tiver um gato em casa, preste atenção em seus movimentos e nunca leve a mão a boca, nariz ou olhos sem lavá-las. Isso é indicado entre as dicas de como evitar toxoplasmose porque mesmo que o animal não esteja por perto, a grávida pode tocar na cadeira que o mesmo estava e ser infectada por esse contato indireto.
Entretanto, caso possui sintomas como dores de cabeça e nos músculos ou cansaço típico de gripe é preciso fazer os exames, caso o contato com algum animal tenha sido feito nas últimas 2 semanas. Quem já pegou a doença uma vez na vida está protegido de possíveis infecções.