Como evitar que o gato arranhe os móveis

links patrocinados

Como evitar que o gato arranhe os móveis

Os gatos são muito comumente encontrados dentro da residência das pessoas. Entrando em contato direto com os móveis e outros objetos da casa, esses animais possuem o costume de arranhar e acabam causando estragos.
Não é impossível reeducar o seu felino de estimação. Para evitar que o gato arranhe os móveis algumas alternativas podem ser seguidas pelos donos.

Por que os gatos arranham

O gato é um animal doméstico muito apreciado como animal de estimação.

Como evitar que o gato arranhe os móveis Saiba Como evitar que o gato arranhe os móveis

Sua associação com os seres humanos é datada de pelo menos 9.500 anos e sua domesticação dentro de casa começou na Idade Média. Da família dos felídeos, os gatos fazem parte do grupo animal dos tigres, pumas, leopardos, leões e onças.
Tal qual seu parentes selvagens, utilizar as patas e arranhar objetos faz parte do instinto natural dos felinos. Eles fazem isso para afiar as suas garras, a partir da descamação das unhas e patas. Outra necessidade do gato é demarcar o território. Quando os felinos arranham, eles eliminam uma substância que dá cheiro e evita que outros gatos ultrapassem o seu espaço.
Na casa, eles costumam unhar os pés das mesas, camas, sofás, estantes, racks e outros objetos. Para evitar que o gato arranhe os móveis siga algumas dicas.

Evite que os gatos arranhem o sofá

Evitar que o gato arranhe os móveis com superfícies que grudam

Os gatos são bichos que odeiam materiais que grudam ou que são pegajosos. Para evitar que o gato arranhe os móveis uma dica é colocar fitas dupla face ou durex enrolado nos locais em que os felinos costumam alcançar para unhar com as garras.

O que fazer para que o gato não arranhe o sofá

Arranhador para evitar que o gato arranhe os móveis

A melhor forma para evitar que o gato arranhe os móveis é dar opções de outras coisas para ele realizar sua atividade. Uma das alternativas está o arranhador, uma peça que pode ser feita de vários materiais que são agradáveis ao felino. Pode-se fazer manualmente mais de um arranhador e colocar em locais alternativos da casa, assim o gatinho não terá necessidade de unhar os móveis.
Antes de fazer um desses, o dono deve perceber qual é a superfície preferida do animal para afiar as suas garras. Alguns podem sentir necessidades de arranhar papelão, madeira, tapetes de cordas, tecido ou outros materiais e o arranhador deve acompanhar a necessidade do bichinho para realmente evitar que o gato arranhe os móveis.
Enquanto ele se adapta com o novo objeto, faça objeções quando ele passar as patas nos móveis e dê mimos quando ele utilizar o arranhador. Esses estímulos incentivarão que o gato passe a usar somente o seu novo objeto. Para que o arranhador se torne ainda mais atraente, passe erva-de-gato nele e vá diminuindo a quantidade da substância conforme o interesse pelos móveis diminua.

Proteja os móveis

Proteja os móveis

Uma dica importante para evitar que o gato arranhe os móveis é cobri-los com capas protetoras. O material pode ser feito de pano ou plástico e deve ser utilizado durante o período de adaptação do felino com o arranhador. Para as pessoas que passam o dia todo for de casa, o ideal que é toda vez que for sair coloque a capa, para ter total tranquilidade e evitar que o gato arranhe os móveis dos cômodos.

Pesquisar
Artigos Relacionados