Como evitar o desperdício de alimentos em casa

links patrocinados

Como evitar o desperdício de alimentos em casa

O Brasil é 4° maior produtor de alimentos do mundo, mas grande parte do que é produzido aqui acaba se perdendo na indústria e dentro da residência das pessoas. Essa comida que vai parar no lixo poderia alimentar e nutrir milhares de pessoas que passam fome no país. Para que esse problema seja amenizado, confira as dicas de Como evitar o desperdício de alimentos em casa.

Compra e ponha no prato somente o necessário para o consumo

Como evitar o desperdício de alimentos em casa Confira Como evitar o desperdício de alimentos em casa

Muitas pessoas vão aos mercados ou feiras e acabam adquirindo mais comida do que conseguem se alimentar, o que é um grande problema para produtos perecíveis. Uma das dicas de como evitar o desperdício de alimentos em casa e ainda economizar dinheiro é comprar somente os vegetais, saladas, iogurtes e frutas que vão ser consumidos durante a semana, para que estes não estraguem.

A mesma regrinha de como evitar o desperdício de alimentos em casa vale também nas horas das refeições e mesmo em restaurantes. Coloque no prato a quantidade que acha que consegue comer, repetindo quando ainda estiver com fome. O mal a ser combatido é o de desperdiçar comida que acabou ficando no prato e que não pode ser guardada na geladeira.

Conheça Como evitar o desperdício de alimentos em casa

Como evitar o desperdício de alimentos em casa: olhe sempre a validade dos alimentos

Outra das recomendações na hora de fazer as compras do supermercado para conseguir como evitar o desperdício de alimentos em casa é avaliar sempre a data de validade dos produtos antes de pagar. Todas as embalagens devem ser conferidas, para que o alimento não seja jogado fora ainda fechado.

Da mesma forma, quando estiver arrumando a dispensa, coloque na frente os produtos que estão com a validade mais perto de vencer, deixando os com maior duração na parte de trás. Sendo uma das dicas de como evitar o desperdício de alimentos em casa, muitos indivíduos acabam se esquecendo das embalagens no fundo do armário e estas acabam ficando impróprias para o consumo humano com o tempo.

Saiba Como evitar o desperdício de alimentos em casa

Reaproveite os alimentos

Não jogue fora um alimento só porque acha que este não possui mais utilidade. É comprovado que os talos de couve, beterraba ou salsa, por exemplo, e as rameiras da cenoura possuem diversas vitaminas, minerais e outros nutrientes que são perdidos ao irem pro lixo. Uma dica de como evitar o desperdício de alimentos em casa é reaproveitar esses ingredientes em sopas, tortas, bolinhos salgados e outras receitas.

Como evitar o desperdício de alimentos em casa - saiba mais

Como evitar o desperdício de alimentos em casa: reaproveite até mesmo as cascas dos alimentos

Entre as recomendações de como evitar o desperdício de alimentos em casa está ainda o de reaproveitar até mesmo a casca da banana, parte da fruta com muitas vitaminas e potássio. Dela dá para se fazer farofas, doces e bolos, por exemplo. Já as cascas de legumes como a batata, cenoura e nabo podem bem lavadas, assadas ou fritas e servidas como uma espécie de aperitivo.

Nas indicações de como evitar o desperdício de alimentos em casa ainda dá para transformar as cascas do abacaxi, laranja e goiaba em diferentes tipos de sucos ou ingredientes para dar sabor em receitas.

Pesquisar
Artigos Relacionados