Como evitar e combater a Sinusite

links patrocinados

Como evitar e combater a Sinusite

A sinusite é uma doença que afeta somente a região facial, mas apesar disso, ela é considerada um problema incapacitante para muitas pessoas. Isso porque ela causa uma sensação de pressão no rosto, congestão nasal e dores intensas de cabeça, atrapalhando até as tarefas mais simples do nosso dia. A sinusite nada mais é do que uma inflamação da mucosa dos seios faciais, chamados também de cavidades paranasais, uma espécie de câmara de ar que fica ao redor do nariz. O muco produzido por ela, drena por pequenos orifícios para dentro do nariz.

Confira mais

Como evitar e combater a Sinusite Sinusite

Sinusite acontece quando esses orifícios ficam obstruídos e fazem com que a mucosa fique inflamada e doente, facilitando a proliferação de bactérias. Estima-se que cerca de 20% da população mundial seja vítima dessa doença, que pode ser decorrente de deformidades anatômicas do nariz, processos alérgicos e até de resfriados mal tratados. Mas, com alguns procedimentos simples e básicos, é possível se librar dessa inflamação. Confira aqui.

Conheça Como evitar e combater a Sinusite

Inalando vapor

O ressecamento das mucosas do nariz acaba favorecendo o ambiente para a proliferação de micro-organismo, que podem causar além do acúmulo de impurezas, provocar infecções e levar a um quadro de sinusite. Por isso, uma boa dica para combater e evitar o aparecimento da sinusite é fazer uma inalação de vapor, já que este hábito ajuda na limpeza das vias áreas. Além disso, inalar vapor acaba facilitando a eliminação do catarro que se acumula nas narinas. Outra dica importante é ficar longe do cigarro. A fumaça dos cigarros favorece a concentração de secreções na região e dificulta a limpeza do mesmo.

Confira Como evitar e combater a Sinusite

Ingestão de líquidos

Beber bastante água também ajuda no combate e a evitar a sinusite, já que ela é um líquido que ajuda a eliminar as impurezas do corpo. Além disso, o processo infeccioso de sinusite faz com que a perda de água aumente e pode causar febre. Por isso, é de extrema importância que essa quantidade de água perdida seja reposta. Para quem tem sinusite, uma boa dica é fazer uma lavagem nasal. A prática aliás, deveria ser uma rotina até mesmo para aquelas pessoas que não sofrem com o problema, já que este hábito ajuda a aliviar as dores de cabeça e a reduzir o risco de acontecerem problemas respiratórios. Vale ressaltar ainda que a quantidade de lavagem nasal adequada depende exclusivamente da necessidade de cada paciente. O ideal é que ela seja feita pelo menos três vezes ao dia.

Como evitar e combater a Sinusite - saiba mais

Protegendo-se do frio

Já que o nariz é o grande responsável por filtrar, umedecer e aquecer o ar, uma boa dica para evitar e combater a sinusite é proteger-se do frio. Isso porque em temperaturas mais baixas, a nossa respiração costuma ficar mais difícil. Por isso, antes de se expor à temperaturas mais baixas, proteja o nariz e a boca usando um cachecol ou então um lenço. Outra dica importante para combater a sinusite é desligar o ar condicionado. Isso porque esse aparelho, faz com que o ambiente fique mais frio, retirando toda a umidade do ar e favorece a concentração de poluentes no ambiente. Além disso, o ar condicionado costuma ser o grande causador dos quadros de rinite alérgica.

Pesquisar
Artigos Relacionados