Como evitar doenças de pele em gatos

links patrocinados

Como evitar doenças de pele em gatos

Gatos possuem a pele muito sensível devido a sua fisiologia e também ao fato de que são os próprios gatos que higienizam sua própria pele. Por conta disso, é muito comum aos bichinhos se infectarem com doenças de pele em gatos e evitar elas é um desafio para os donos, pois os gatos se movimentam muito e vão a lugares que o dono desconhece.
Por este motivo, daremos algumas dicas de como evitar doenças de pele em gatos e também alguns dos principais tratamentos caso seu bicho de estimação se contamine com alguma das doenças que mencionaremos. Lembre-se, a saúde de seu bichinho reflete o cuidado que você tem com sua própria saúde e, quanto mais saudável ele estiver, mais protegido você está.

Principais doenças de pele em gatos

Como evitar doenças de pele em gatos Doenças de pele em gatos

As principais doenças de pele em gatos são muito parecidas com as dos cachorros, pois eles possuem características muito parecidas e gostem de rolar e andar por ai. Os principais causadores das doenças de pele nos gatos são os parasitas, como fungos, carrapatos e pulgas. Com a picada destes insetos ou pela presença dos parasitas, o gato se coça com voracidade. Isso pode ocasionar inflamações e infecções generalizadas na pele do animal, trazendo sofrimento e perda de pelo.

Gatos

Como evitar doenças de pele em gatos – saiba mais

As partes do corpo dos gatos mais afetadas pelas doenças de pele são o rabo e a orelha. Por isso eles tomam cuidado ainda maior com estas partes do corpo. É bom lembrar que os gatos são muito cuidadosos com a pelagem e com sua higiene. Uma dica para saber se ele está com alguma doença é notar se ele parou de se lamber.Alguns tipos de alimentos causam reações alérgicas nos gatos, causando coceiras e inflamações. Leve-o ao veterinário para saber qual tipo de ração é a mais indicada e nunca dê comida humana ao gato, pois este tipo de alimento pode ocasionar muitos tipos de reações nos bichinhos.
Acnes são muito comuns em gatos e pode causar muita irritação nos bichinhos. Elas costumam aparecer no queixo deles e, se não tratadas, podem causar infecções devido ao acúmulo de ‘pus’.

Felinos

Evitando as doenças em gatos

Basicamente, evitar doenças de pele em gatos é simples. Não há uma fórmula mágica para isso. Basta que se mantenha limpo o local em que o animal costuma ficar. Se não há um controle muito rigoroso com os destinos do bichano, você pode delimitar uma área específica e mantê-la sempre bem higienizada. Nunca vamos conseguir controlar o gato, mas podemos evitar ao máximo as doenças de pele deles.
Mantenha uma alimentação saudável para seu bichano e não deixe de vaciná-los de maneira correta.
Para o caso dos parasitas e insetos, você pode utilizar o colar antipulgas. Mas cuidado ao usar este dispositivo. Só utilize o colar em último caso.

Doenças de gatos

Outras informações

Como já dito, não há muito segredo para evitar as doenças de pele em gatos, mas ser bem higiênico já é um grande passo para isso. Os gatos são muito cuidados com sua própria higiene, portanto ajude-o nesta tarefa e evite que ele adquira uma doença de pele grave.
Há bons tratamentos para doenças de pele em gatos disponíveis no mercado. Estes tratamentos incluem anti-inflamatórios, antibióticos, pomadas, inseticidas especiais, entre outros. Porém, lembre-se que é muito mais fácil evitar do que tratar!

Pesquisar
Artigos Relacionados