Como escrever uma notícia

links patrocinados

Como escrever uma notícia

É difícil enumerar quantos campos do conhecimento passaram por grandes transformações com a popularização da internet. Mas, certamente, o jornalismo é uma das áreas que mais se modificou. Antigamente, as notícias se concentravam nas mãos dos grandes conglomerados de mídia, com uma clara divisão entre quem produzia e quem consumia os textos. Hoje, entretanto, é cada vez maior o número de veículos independentes, que divulgam seus conteúdos exclusivamente pela internet. Muitas vezes, estes sites e blogs têm apenas uma pessoa no comando, que pode ou não ser formada em Jornalismo.

A notícia é a matéria-prima de qualquer veículo jornalístico. Por isso, quem pretende criar sua própria página de notícias precisa, antes de qualquer coisa, entender a estrutura dos textos. Veja, abaixo, alguns elementos necessários para escrever uma notícia.

Elementos necessários para escrever uma notícia

Como escrever uma notícia Saiba Como escrever uma notícia

Um dos paradigmas da construção de notícias é o esquema conhecido como “pirâmide invertida”. Este sistema prioriza, no parágrafo inicial do texto, os acontecimentos mais importantes que serão narrados.

O objetivo da pirâmide invertida é oferecer a informação completa no primeiro parágrafo do texto, para que um leitor ocasional possa se informar sobre o fato de maneira mais rápida. Na pirâmide invertida, o parágrafo de abertura é conhecido como lead. Sua estrutura deve responder a quatro perguntas: quem, o quê, onde e quando. O corpo da notícia, ou seja, os parágrafos restantes, devem pormenorizar o fato, respondendo às questões “como” e “por quê”.

Embora esta não seja uma estrutura obrigatória, a pirâmide invertida é o formato mais utilizado atualmente. Portanto, se você deseja aprender a escrever notícias, é interessante começar por este padrão. Com a experiência fica mais fácil ousar e adotar novos modelos, como os de reportagem, que são mais aprofundados e ricos em relação a forma e conteúdo.

Escreva uma notícia

O conteúdo para a escrita de uma notícia

Acima, explicamos de maneira bem resumida qual é a forma de se escrever uma notícia. Agora, devemos pensar no conteúdo. Os fatos noticiáveis devem ter alguns elementos importantes, como a atualidade, interesse humano, relevância e outros. No meio jornalístico há uma frase comum que diz que um cachorro mordendo um homem não é notícia; contudo, se um homem morder um cachorro, isso certamente será notícia. Esta pequena brincadeira se refere a uma das principais características das notícias: a ruptura com o cotidiano. Uma notícia deve, geralmente, contar algo diferente do esperado.

Confira Como escrever uma notícia

Recomendações

Aprender a escrever notícias é a parte mais fácil do jornalismo. Um bom repórter é aquele que, além de saber utilizar o português, consegue identificar fatos noticiáveis onde a maioria dos colegas de profissão não vê interesse. Por isso, se você quer levar a escrita de notícias a sério, comece a tentar explorar novos ângulos e pontos de vista em seus textos .

Elementos necessários para uma notícia

Saiba mais

Para aprender mais sobre a forma de escrever notícias, recomendamos os manuais de redação dos principais grupos de comunicação do Brasil, que ensinam tanto a forma como o conteúdo para seus funcionários. O Estadão e a Folha, por exemplo, possuem manuais de redação completos, que podem ser encontrados em seus sites.

Pesquisar
Artigos Relacionados