Como escrever uma crônica

links patrocinados

Como escrever uma crônica

Uma crônica, é no jornalismo e na literatura uma narração curta, produzida especialmente para que seja veiculada na imprensa, tanto nas páginas de jornal quanto nas páginas de revista. Vale ressaltar que foi somente no século XIX que a crônica passou a fazer parte dos jornais, aparecendo pela primeira vez em um jornal de Paris, o Journal de Débats.

Há algumas semelhanças que podemos citar entre o texto informativo e as crônicas. Quem escreve uma crônica, se inspira principalmente nos acontecimentos do dia a dia, dando um toque próprio e incluindo ainda elementos de fantasia, ficção e criticismo à crônica. Em suma, a crônica apresenta a visão do próprio autor.

Na maioria das vezes, as crônicas apresentam uma linguagem totalmente espontânea e simples, como uma forma de obter uma aproximação com o leitor.

Tipos de crônica

Como escrever uma crônica Confira Como escrever uma crônica

Existem 9 tipos de crônicas. A primeira delas é a crônica descritiva, que explora a caracterização de seres inanimados e de seres animados em um determinado espaço. Já a crônica dissertativa traz a opinião do autor, que utiliza argumentos bem mais sentimentalistas. Vale ressaltar ainda que este tipo de crônica pode ser escrito tanto na 1ª pessoa do singular quanto no plural. Na crônica narrativa, temos um texto lírico, que enarra fatos banais e comuns do nosso cotidiano.

Saiba Como escrever uma crônica

Saiba mais

Na crônica humorística, encontramos uma linguagem mais informal que tenta chamar a atenção do leitor colocando um pouco de humor em seu conteúdo. A crônica narrativa-descritiva descreve os seres mostrando também fatos comuns e banais do dia a dia. Este tipo de crônica pode ser escrito em 1ª ou em 3ª pessoa do singular.

Na crônica lírica, encontramos escritas as emoções do autor, utilizando uma linguagem metafórica e poética.
Há também as crônicas jornalísticas, que apresentam aspectos particulares de notícias, baseados também nos acontecimentos do cotidiano. A crônica expressa reações e sentimentos de um determinado assunto.
Na crônica histórica encontramos fatos históricos baseados em fatos reais.

O que é Crônica

Como escrever uma crônica

Para escrever uma boa crônica, você deve primeiramente escolher um tema ou um fato do nosso cotidiano e que seja de preferência atual. O mais importante é que você tenha uma opinião formada sobre o assunto.

Como a crônica trata de assuntos cotidianos, elas não exigem a presença de personagens. Portanto, foque nos acontecimentos e principalmente nas atitudes.
Evite fantasiar histórias. Mantenha o foco no fato em destaque.

Posicione-se contra ou a favor do tema para que você possa expressar com objetividade e clareza sua opinião sobre o assunto em debate.

Depois de escrever a sua crônica, leia e releia o que escreveu, para evitar frases desconexas, ideias desnecessárias e principalmente, erros de português.

Algumas dicas de Como escrever uma crônica

Mais dicas de como escrever uma crônica

Vale ressaltar que uma boa crônica é rica em detalhes, que são descritos de forma original e principalmente, de uma forma bem particular pelo autor.
E lembra-se sempre que as crônicas geralmente apresentam críticas indiretas a algum fato do cotidiano e que os fatos devem ser narrados pela ordem em que se deram os fatos.

Pesquisar
Artigos Relacionados