Como escrever dissertação em concurso

links patrocinados

Como escrever dissertação em concurso

Como escrever dissertação em concurso

Conquistar um bom emprego que, consequentemente, tenha um salário atraente, é o objetivo de muitos brasileiros. Para isso, muitas pessoas se inscrevem em concursos públicos, a fim de ganhar bem pelo trabalho e ainda terem estabilidade. Por ser uma carreira promissora com um ótimo salário, os concursos públicos atraem muitos inscritos. Com isso, conseguir passar nesta prova exige do candidato muita dedicação, perseverança, empenho e estudos. Além da prova, o interessado na vaga também precisa escrever, na maioria dos casos, uma redação, chamada dissertação. A nota da dissertação poderá fazer toda a diferença, por este motivo, tome cuidado e siga algumas dicas para escrever bem.

O que é uma dissertação

Antes de tudo, você precisa saber o que é o texto que está sendo pedido no concurso. A dissertação nada mais é do que uma redação. Porém, você não poderá fazer uma narrativa ou usar a primeira pessoa em um texto como este.

A prova irá lhe passar um tema específico e você deverá escrever sobre este assunto. Uma dissertação possui três partes importantes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Se você deixou de escrever uma dessas partes, com certeza sofrerá punições em sua nota final. Fique atento ao seu texto, porque ele será muito importante para que você consiga entrar no tão sonhado emprego público.

Dissertação em concurso público

Como escrever dissertação para concurso público

Você já sabe quais são as partes essenciais que uma dissertação deve ter. Agora, você só precisa escrever. Na introdução você irá falar rapidamente sobre o que se trata o tema que irá abordar. Não se aprofunde demais, porque isso é apenas a parte introdutória. Nesta parte do texto, é bom que você já coloque o seu posicionamento, se é favorável ou não ao assunto. No desenvolvimento, você irá indicar seus argumentos, mostrando para o leitor os motivos pelos quais você optou por tal posicionamento. Esta parte do texto é fundamental para expor suas ideias, e é a mais longa de toda a redação. Por fim, você irá fazer a conclusão do seu texto. Retome a ideia inicial sobre o seu posicionamento para concluir de maneira coerente. A conclusão, assim como a introdução, não deve ser longa.

Dicas para escrever dissertação para concurso

Você precisará ter alguns cuidados ao escrever a sua dissertação. Não use frases muito longas, nem muito curtas, e use corretamente a pontuação. Procure não repetir as mesmas informações nem palavras iguais em períodos próximos; isso torna seu texto repetitivo. Outra dica muito importante é para que você tome cuidado para não fugir do tema proposto pela organização do concurso. Quando a linguagem do texto, você deve evitar termos muito complicados, mas também não faça uso de gírias ou palavras coloquiais. Use sempre a forma correta de escrever a língua portuguesa. Da mesma forma, não use chavões, frases feitas, provérbios e, em hipótese alguma, palavrões.

Dicas para uma boa dissertação

Dicas e cuidados para um bom texto

Se você estiver na dúvida sobre como escrever determinada palavra, procure por um sinônimo, mas não escreva da forma que você “acha” que está certa. Outra dica é para que você não faça argumentações baseadas em senso comum. O avaliador irá preferir algo novo e melhor embasado. Nunca coloque perguntas em seu texto, especialmente se for concluí-lo. Em seus argumentos, não utilize a religião; procure desenvolver seu texto de maneira mais concreta, com citações de estudos. Aliás, se for fazer citações, as faça de fontes conhecidas e que sejam relevantes.

Redação para concurso Dicas para escrever um bom texto

Como escrever dissertação em concurso

Confira um vídeo sobre como escrever uma dissertação em concurso:

Pesquisar
Artigos Relacionados