Como escolher um bom queijo

links patrocinados

Como escolher um bom queijo

Sendo um dos alimentos de produção mais antiga do mundo, o queijo é um produto que agrada a muitos paladares e que possui diversos sabores diferentes. Para situações diversas, saber como escolher um bom queijo é essencial.

Como escolher um bom queijo nas prateleiras

Como escolher um bom queijo saiba Como escolher um bom queijo

Os queijos são produtos que possuem versões muito distintas e com diferentes propriedades. Entretanto, uma dica para escolher um bom queijo é comum a todos eles: a leitura das embalagens. Antes de levar o produto para casa, verifique se todas as informações do rótulo condizem com as condições do queijo na prateleira.
Informações como a temperatura de armazenamento, a marca e a forma como o queijo é embalado são de extrema importância na hora de se escolher um bom queijo, pois dizem muito sobre a higiene, qualidade e conservação do alimento.

Tipos de Queijos

Escolha dos tipos de queijos

Entre os queijos mais consumidos do Brasil estão o mussarela e o parmesão. Ambos são boas escolhas de queijo na hora de se fazer receitas com molhos e massas, e possuem um sabor e textura que fazem a diferença nos alimentos. Ainda na lista dos queijos mais populares está o Prato, tipicamente mineiro, e que possui textura e sabor suaves, sendo muito recomendável para acompanhamentos.

O tipo Meio Cura é uma boa escolha queijo para se fazer doces, como o Romeu e Julieta, fondues e pizzas com ingredientes doces. Ele também é muito utilizado na preparação de pão-de-queijo. Artesanalmente feito, o queijo coalho também pode ser aproveitado com produtos adocicados. O cheddar é um queijo britânico que serve para acompanhar vários outros alimentos, como hambúrgueres.

Dicas de Como escolher um bom queijo

Como escolher um bom queijo para quem está de dieta

Os queijos mais indicados para as pessoas que estão de dieta são os brancos. Esse tipo de alimento possui menos calorias e também é significadamente menos gorduroso que os queijos amarelos. Para escolher um bom queijo, prefira o cottage e a ricota, pois são feitos com leite desnatado.

Versões lights de queijos mais gordurosos como o tipo mussarela, o cream cheese, o requeijão e o queijo frescal também são uma boa dica na hora de escolher um bom queijo para dieta. Na hora de comprar, siga os mesmos passos de seleção dos queijos mais comuns, observando a textura e a forma como eles estão sendo refrigerados ou armazenados.

Confira Como escolher um bom queijo

Melhores escolhas queijos para acompanhar o vinho

Para escolher um bom queijo na hora de acompanhar o vinho, certifique-se de fazer boas combinações. Queijos que possuem uma casca mais dura possuem o sabor mais acentuado com os vinhos tintos. Para escolher um bom queijo no acompanhamento de vinhos brancos, opte pelos mais claros, frescos ou que possuam textura mais mole.

Aqueles queijos que possuem o sabor muito forte, como o famoso gorgonzola, o roquefort, o camembert e o maytag são melhores aproveitados quando o vinho é mais suave e doce. Outra dica na hora de escolher um bom queijo é que os mais cremosos exigem que o vinho possua uma acidez maior.

Os queijos suíços são muito característicos e pedem o acompanhamento dos vinhos brancos e mais suaves. Para vinhos rosados e secos escolher um bom queijo é essencial, e são recomendados produtos feitos com requeijão e catupiry. Nunca se esqueça de cortar cada queijo com a faca limpa sem vestígios de outros tipos, para que não se misturem os sabores e aromas.

Pesquisar
Artigos Relacionados