Como escolher um bom notebook

links patrocinados

Como escolher um bom notebook

Escolher aparelhos eletrônicos raramente é uma tarefa fácil. Quando o assunto são computadores, então, a coisa fica ainda mais complicada. Existem centenas de modelos, componentes, marcas… para quem não está familiarizado com o assunto, é muito difícil saber qual escolha fazer. Contudo, se seguirmos algumas orientações básicas, o processo de escolha de um computador portátil pode ficar muito mais simples. Confira, abaixo, algumas dicas para escolher um bom notebook.

A escolha de um bom notebook: processador e HD

Como escolher um bom notebook Confira Como escolher um bom notebook

Este é, sem dúvida, o componente mais importante a ser pensado na escolha de um bom notebook. A grande dúvida fica sempre entre Intel ou AMD, as principais fabricantes de processadores do mundo. Em linhas gerais, se você optar pela Intel, escolha notebooks que têm processador de segunda geração, como i3, i5 ou i7. No caso da AMD, dê preferência para os processadores AMD Fusion.

Em relação ao disco rígido, é difícil especificar um tamanho ideal. Afinal, cada usuário tem um perfil próprio: há aqueles que gostam de armazenar centenas de filmes, séries e músicas, enquanto outros optam pelo streaming e utilizam pouquíssimo espaço do HD. Os novos notebooks costumam vir com HDs com 500 GB ou mais, o que costuma ser suficiente para a maioria dos usuários. Além do tamanho do disco, é importante estar atento à RPM (Rotações por Minuto) do modelo. Se você busca velocidade no notebook – para rodar jogos, por exemplo -, é recomendável comprar dispositivos que tenham HD com 7,2 mil RPM. Os de 5,4 mil RPM, por sua vez, perdem um pouco em performance, mas têm menor propensão a erros.

Confira Como escolher um bom notebook

A escolha de um bom notebook: placa de vídeo

A escolha da placa de vídeo está intimamente relacionada à finalidade que você dará ao notebook. Se o seu objetivo é utilizar o computador para rodar jogos novos, evite as placas onboard. Os notebooks com placas dedicadas são um pouco mais caros, mas a relação custo x benefício certamente compensará. É comum, por exemplo, que notebooks com placas dedicadas, com dois ou mais anos de fabricação, ainda consigam executar lançamentos de games.

Se o seu objetivo é navegação na internet, assistir a filmes e ouvir músicas, não há necessidade de gastar com placas dedicadas. Uma onboard será mais do que suficiente.

Como escolher um bom notebook - saiba mais

Bateria

Comprar o modelo mais potente do mercado, dependendo de suas expectativas, pode ser uma péssima escolha. Isso porque a duração da bateria destes dispositivos é muito menor. Se você quer utilizar seu notebook fora da tomada, o ideal é escolher processadores mais econômicos, que têm menos potência, mas permanecem mais tempo ligados sem a necessidade de recarga.

Notebook

Outros detalhes

Caso você pretenda ligar seu notebook a um monitor externo, confira se o modelo possui saídas para HDMI ou Display Port. Caso a intenção seja utilizar apenas a tela do próprio notebook, dê prioridade para os monitores com HDMI, que têm uma resolução consideravelmente melhor. Ao adequar o modelo às suas expectativas, você certamente ficará mais satisfeito com o notebook e, muitas vezes, gastará menos.

Pesquisar
Artigos Relacionados