Como escolher o nome de uma empresa
O setor do empreendedorismo é um dos que mais crescem no Brasil nos últimos anos. A possibilidade de gerir o próprio negócio, sem patrões, é um sonho antigo de milhões de brasileiros. Agora, com uma economia mais estável do que antigamente, é possível começar a apostar nesse sonho. Com o crescimento do consumo, as chances de sucesso são muito maiores.
Contudo, a criação de um negócio próprio requer muito conhecimento e preocupação com os detalhes. Quem opta pelo sistema de franquias, por exemplo, tem algumas facilidades no caminho, como o apoio logístico da empresa fornecedora e a utilização de uma marca que já tem reconhecimento no mercado. Entretanto, há aqueles que prefiram começar do zero, desenvolvendo a própria marca. Cada um dos sistemas tem suas vantagens e desvantagens.
Prós e contras de criar a própria marca
Maior desvantagem de criar a própria marca, como mencionamos acima, é a falta de apoio logístico no início da empreitada. Muitas vezes é realmente necessário começar do zero, a não ser que você já tenha algum negócio informal – como, por exemplo, a prestação de serviços de informática para amigos e conhecidos. Com o sistema de franquias, você tem a certeza de que receberá um estabelecimento pronto, com uma marca forte.
Mas a criação de uma empresa própria também traz muitas vantagens. Uma delas é a maior liberdade na escolha dos produtos e serviços comercializados. Em uma franquia, você está obrigatoriamente atrelado aos produtos do fornecedor. A gestão de recursos também é muito mais interessantes para quem cria sua própria empresa. Não há, por exemplo, a necessidade de se pagar royalties, algo muito comum no sistema de franquias. O dinheiro que entra pode ser alocado com muito mais autonomia. Se você optar pela criação de uma empresa própria, o primeiro e importantíssimo passo é saber como escolher o nome de uma empresa.
Dicas para escolher o nome de uma empresa
A escolha do nome de uma empresa é um processo trabalhoso, pois é extremamente necessário equilibrar uma série de fatores. Logo de começo é necessário, obviamente, descartar qualquer nome que já exista no mercado. De início, você também precisa determinar o tamanho do negócio, que ajudará na definição do nome da empresa. Caso seja, por exemplo, algo local, é interessante utilizar nomes regionais, que dão uma sensação de proximidade. Contudo, se há qualquer possibilidade de expansão, estes nomes devem ser evitados.
O nome não pode ser longo demais, pois isso dificulta que ele seja lembrado pelos clientes. Hoje em dia, não há problema em se utilizar termos estrangeiros no nome, mas eles devem ser de fácil pronúncia. Evite, também, acentos incomuns ou inexistentes no Brasil, como o “ö” alemão, por exemplo.
Invista
Caso você não saiba lidar com softwares como o Corel Draw, não tente criar a logomarca por conta própria. É muito melhor investir algum dinheiro e recorrer a agências especializadas.
Saiba mais
Se você quer conhecer mais sobre o mundo do empreendedorismo e a criação de nomes e marcas, acesse páginas especializadas como Exame e O Marketizador.