Como escolher o curso superior

links patrocinados

Como escolher o curso superior

No fim do Ensino Médio, muitos jovens se perguntam o que irão fazer da vida para ingressar no mercado de trabalho. Muitos não sabem se tentarão um vestibular, se farão um curso técnico ou se irão fazer cursos profissionalizantes, que são mais simples, e baratos.

O tradicionalismo da família brasileira é o ingresso nas universidades após o término do Ensino Médio, porém o curso superior que o jovem irá fazer é um entrave. Os pais e a família querem que o filho faça um curso. Os amigos o incentivam a fazer o que gosta. O mercado de trabalho está pressionando o jovem a escolher logo seu futuro. Mas e o jovem, qual é a vontade do estudante, recém formado no terceiro ano do Ensino Médio?
O Tudo em Foco lhe dará algumas dicas de como escolher o curso superior e não se dar mal depois.

Curso Superior: como escolher?

Como escolher o curso superior Saiba Como escolher o curso superior

Primeiramente, leve em consideração os seus desejos. Afinal, você deve ter vontade de fazer coisas relacionadas a determinadas áreas, mesmo que esse desejo não esteja completamente presente em você, uma inclinação para engenharia, por exemplo, você tem. Por isso, não ignore suas vontades, sua curiosidade e seu interesse. É claro que o mercado de trabalho é competitivo e dinâmico, mas de nada adianta você ser um ricaço se não tiver felicidade no que faz. Este é o maior dilema: dinheiro ou a felicidade. Alguns tem a sorte de serem felizes – e terem dinheiro – fazendo o que gostam.

De qualquer forma, por mais enxeridos que sejam, seus familiares e, principalmente seus pais, precisam opinar neste momento tão importante de sua vida, que é a escolha do curso superior. Eles podem te ajudar a escolher o curso superior, pois enxergam a situação de um ângulo diferente do seu e tem mais experiência de vida.

Confira Como escolher o curso superior

Os principais cursos superiores

No Brasil existem centenas de instituições de ensino superior. As universidades públicas são as mais disputadas, pois não é necessário pagar mensalidade. De qualquer forma, mesmo para as universidades privadas, há os programas de bolsas de estudo do Governo Federal, como o Prouni. Ainda há outras opções para que você possa ingressar numa faculdade, como o FIES, o SISU, entre outras.

Curso superior

Saiba mais

No rol dos cursos superiores mais concorridos estão, sempre, Medicina, Direito, Publicidade e Propaganda, Engenharia Civil e Mecânica, Biomedicina, enfim, depende de cada região do país. Para escolher o curso superior que irá fazer, você deve levar em consideração suas habilidades também. Isso irá te ajudar durante o curso e, principalmente, no vestibular. Não esqueça de que o sucesso no vestibular, com a aprovação, não é o último passo. Pelo contrário, é aí que começa sua jornada para conquistar uma profissão e se firmar no mercado de trabalho.

Escolha seu curso superior

Suas motivações

Por fim, tente analisar tudo ao seu redor: desde a opinião de seus pais, seus amigos, seu parentes, seus professores e procure, até, conversar sobre profissionais da área na qual pensa em ingressar. Escolher o curso superior não é uma tarefa fácil, pois seu futuro dependerá disso.

Lembre-se: o mercado de trabalho muitas vezes te pressiona e você precisa manter a calma e a razão para não fazer nada sem pensar. Estude muito, tenha sempre vontade de continuar e escolha seu curso superior de forma consciente!

Pesquisar
Artigos Relacionados