Como encontrar emprego após a faculdade

links patrocinados

Como encontrar emprego após a faculdade

Todos os anos, a história se repete com milhares de jovens brasileiros: após anos de estudo em um curso superior, chega o momento de enfrentar o mercado de trabalho. Infelizmente, muitas universidades não costumam dar o preparo adequado para este difícil momento.

Além do mais, há sempre a pressão em relação a um mercado cada vez mais competitivo. O fim da graduação é, para muitos, o início da vida adulta: além da pressão do mercado, há também a cobrança dos pais, que, muitas vezes, bancaram os estudos dos filhos em cidades distantes.

Antes de qualquer coisa, é preciso ressaltar que não há uma fórmula mágica para encontrar emprego após a faculdade. Muitas vezes, o azar e a sorte podem ser determinantes no processo. Contudo, podemos adotar algumas posturas que nos auxiliarão a tornar essa procura muito menos penosa. Confira, abaixo, algumas dicas que te ajudarão a encontrar emprego após a faculdade.

Intercâmbios e emprego após a faculdade

Como encontrar emprego após a faculdade Saiba Como encontrar emprego após a faculdade

Há uma relação muito próxima entre fazer um intercâmbio e conseguir emprego após a faculdade. Muitos recém-formados aproveitam o período imediatamente após o término da graduação para buscar uma especialização em outros países, ou apenas para aprender/aprimorar outro idioma. Estes intercâmbios têm uma dupla função: primeiro, ajudam a enriquecer o currículo. Depois, servem para dar alguma direção à carreira, caso o novo profissional ainda não saiba em que quer trabalhar após a faculdade.

Emprego após a faculdade

Emprego após a faculdade: programas de trainee

Outra possibilidade muito interessante para quem deseja encontrar um emprego após a faculdade são os programas de trainee. Todos os anos, inúmeras empresas abrem vagas para recém-formados, nas mais diversas áreas de conhecimento. Uma das grandes vantagens dos programas de trainee é que, mesmo que você não seja contratado pela própria empresa que realizou o treinamento, terá um diferencial importante em seu currículo. A conclusão de um programa de trainee mostra que o recém-formado é um profissional preparado para ingressar no mercado de trabalho após a faculdade.

Confira Como encontrar emprego após a faculdade

Freelancer

Na maioria das áreas de atuação, é possível fazer trabalhos como freelancer. Se, por exemplo, você se formou em Letras ou Jornalismo, pode começar sua carreira oferecendo serviços de revisão, diagramação e formatação de trabalhos científicos. Outras áreas também possuem essa “brecha” de atuação.
Muitas vezes, o recém-formado praticamente “paga” para trabalhar. É o caso, por exemplo, de jovens advogados que atuam apenas por comissões, que muitas vezes demoram a vir. Embora isso possa causar alguma frustração, lembre-se de que você está apenas começando. Com o tempo e a experiência, será muito mais fácil encontrar melhores trabalhos.

Primeiro emprego após a faculdade

Especializações

As especializações são, também, muito importantes para o currículo. Mas não há necessidade de desespero. Se você já sabe em qual área deseja atuar, tudo fica mais fácil. Contudo, se você ainda tem dúvidas, é recomendável experimentar por um tempo. A fase de recém-formado é um momento de descobertas profissionais. Arrisque-se em novas empreitadas e projetos inovadores, e não tenha medo de se demitir caso o trabalho não te satisfaça.

Pesquisar
Artigos Relacionados