Como efetuar a troca de mercadoria

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Como efetuar a troca de mercadoria

Veja se você sabe tudo sobre como efetuar a troca de mercadoria nas lojas.

É possível trocar qualquer produto?

Algumas vezes, as pessoas podem acabar comprando alguma coisa e percebendo o seu defeito quando chegam em casa. Ainda pode ocorrer de o produto estragar em pouco tempo de uso, deixando os consumidores em dúvidas se podem voltar a loja e também em como efetuar a troca de mercadoria. Há essa possibilidade?

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Primeiramente, é válido lembrar que todos as pessoas possuem uma garantia durante a venda que é o Código de Direito do Consumidor, leis que protegem os consumidores brasileiros quando vão efetuar a compra de qualquer tipo de produto no mercado nacional. As regras de como efetuar a troca de mercadoria estão explicitamente marcadas em seus artigos e é o que vamos ver a partir de agora.

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Como efetuar a troca de mercadoria: teste a qualidade na loja

Quando perceber que a mercadoria veio com defeito logo após chegar em casa, o ideal é voltar até o mesmo estabelecimento na qual a compra foi feita junto ao cupom fiscal e perguntar como efetuar a troca de mercadoria de forma imediata. É por isso que, muitas vezes, o recomendável é testar os produtos como os eletrônicos, por exemplo, ainda na rede, prestando bem atenção se é aquela mesma unidade que está sendo levado por você.

Esse ato de como efetuar a troca de mercadoria é obrigatório de ser feito pela loja mesmo quando o produto adquirido é de mostruário. Todo estabelecimento possui responsabilidade sobre tudo o que é vendido em suas dependências é é por isso que deve realizar trocas de mercadorias defeituosas e que se tornem inadequadas ao consumo do consumidor.

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Não quero mais o produto, e agora?

O ato de como efetuar a troca de mercadoria é válido somente para defeitos no produto comprado e nunca por arrependimento na compra. Algumas lojas podem até oferecer essa troca para fidelizar o cliente, mas esta atividade não está prevista por lei. Também é legal a prática de determinar dia e horário adequado para trocas, sendo que o consumidor tem até 90 dias para reclamar .

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Como efetuar a troca de mercadoria: e se o produto não estiver mais disponível na loja?

Se a pessoa quer saber como efetuar a troca de mercadoria, chega na loja e o produto que ela comprou não é mais vendido ou está em falta no estoque, o estabelecimento tem o dever de ressarcir esse cliente de alguma forma. Pode ser oferecida a troca de um produto semelhante e do mesmo valor, desde que de que o consumidor esteja de acordo.

Caso não a possibilidade, do ato de como efetuar a troca de mercadoria por uma parecida, a loja deve retornar o dinheiro pago ao consumidor pelo seu valor total ou ressarcir o mesmo com uma quantia ou desconto que seja reparável ao defeito. É preciso lembrar também, que todos os estabelecimentos comerciais precisam, por obrigação em lei, manter uma cópia do Código do Consumidor e que, em caso da recusa do cumprimento da lei, peça o Código e abra no artigo 18.

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