Como economizar na reforma de casa
Economizar na reforma da casa nem sempre é fazer com o mais barato
Reformar a casa é uma decisão que deve ser tomada com muito planejamento. Não é algo fácil e não é algo barato de se fazer. Além disso, envolve prazos, imprevistos, complicações e desconforto, principalmente em relação ao período de obras, onde sua família terá que conviver com máquinas, pedreiros, materiais espalhados e algum barulho.
Confira mais
Mas o que mais as pessoas temem durante uma obra é o valor dela. Uma reforma simples pode custar muito caro para o dono do imóvel se ele não planejar e não tomar algumas atitudes simples que tornam todo o processo muito mais simples e sem complicações.
Em primeiro lugar, comprar materiais de baixa qualidade para economizar alguns trocados não é o melhor caminho. Pode ser que o custo de um reparo posterior por conta da pouca durabilidade destes materiais seja maior do que o da reforma inicial. Ou seja, compre com inteligência.
Contratar um profissional: custo ou economia?
Para saber como economizar na reforma da casa ter o auxílio de especialistas é muito importante. Dois profissionais podem ajudar muito: o engenheiro e o arquiteto. O primeiro porque ele irá te indicar os melhores materiais, saber identificar possíveis falhas, lhe ajudar com a distribuição da mão de obra e dos procedimentos, entre outras coisas. Já o segundo, por meio do projeto arquitetônico inicial, vai dizer como você pode fazer para economizar e em quais áreas deve investir mais ou menos.
Muitas pessoas acham que contratar estes profissionais para uma reforma em casa é um luxo dos mais caros. Mas estas pessoas se enganam. Eles podem ser considerados mais como investimentos do que custos, já que é por conta deles que você pode acabar economizando mais em sua reforma.
Como economizar na reforma da casa com os materiais
As táticas de pesquisar, comparar preços, comprar nas promoções e fazer estoque, analisar a relação custo-benefício dos materiais e barganhar na hora da compra, ajudam a quem quer reformar a casa a economizar um bom dinheiro. Todas estas ações só podem baratear a reforma sem comprometer a qualidade do projeto e da obra. Não se pode querer economizar em tudo, já que há materiais que precisam ser de boa qualidade. Mas é possível gastar com inteligência para, no fim do processo, economizar bem na reforma da casa.
Pensar no futuro é economizar
Quando os especialistas falam em pensar no futuro eles querem dizer que é preciso entender como sua vida pode estar daqui a alguns anos. Investir em um cômodo que não será mais utilizado da mesma maneira em algum tempo no futuro é o mesmo que gastar dinheiro à toa.
Da mesma forma, comprar somente produtos muito baratos, sem qualidade e procedência no mercado pode fazer com que você tenha que realizar outra reforma antes mesmo do que imagina. Ou seja, o futuro é imprevisível, mas só é imprevisível se você permite que ele seja. Por isso não faça loucuras, economizar é bom sempre, mas evitar mais prejuízos é ainda melhor.