Como é feita cerveja sem álcool

links patrocinados

Como é feita cerveja sem álcool

A cerveja no mundo e no Brasil

Beber cerveja é algo muito comum no mundo inteiro. Das famosas cervejas australianas até as originais e diversas alemãs, é possível encontrar centenas de tipos de cervejas que vão desde as mais doces até as mais amargas, pretas, amarelas, mais alaranjadas, enfim, é uma infinidade de combinações e processos de produção que acabam gerando muitas variantes deste líquido tão consumido no mundo todo.

Confira mais

Como é feita a cerveja sem álcool Saiba como é feita a cerveja sem álcool

No Brasil o tipo preferido é a Pilsen. Brasileiro ama uma cerveja gelada deste tipo e ela é absoluta em bares, baladas, churrascos e demais festas que os brasileiros fazem. Porém, com o aumento da fiscalização nas ruas brasileiras, causado pelo aumento dos acidentes ocasionados por ingestão de bebida alcoólica, muitas pessoas têm deixado de ir a casas noturnas e bares e, consequentemente deixado de ingerir cerveja. Uma nova tentativa de trazer estas pessoas para a vida noturna é a cerveja sem álcool.

Saiba como é feita a cerveja sem álcool

Como é feita a cerveja sem álcool

Muitas pessoas torcem o nariz só de ouvir falar em cerveja sem álcool. A verdade é que o sabor realmente não é o mesmo da cerveja comum, mas não chega a ser tão ruim. Alguns especialistas defendem a ideia de que a cerveja sem álcool é uma variação mais doce, porém mais amarga assim que o líquido desce pela garganta. Mas ainda assim é cerveja.

Diante dessa nova forma de cerveja muitos se perguntam como é feita a cerveja sem álcool afinal é curioso entender qual é o processo, já que o líquido é o mesmo e o gosto muito parecido.
A verdade é que o processo é muito simples. O principal meio de “tirar” o álcool da cerveja é diminuindo a temperatura de fermentação da bebida. Assim a cerveja fica com o aroma parecido, mas o álcool é gerado numa quantidade tão pequena que é insignificante. Tecnicamente uma cerveja 100 % sem álcool não existe. O álcool é gerado sempre, mas a quantidade é pequena.

Cerveja sem álcool

Outros meios utilizados para fazer cerveja sem álcool

Para empresas que possuem mais dinheiro e mais tecnologia, é possível fazer a cerveja sem álcool utilizando poderosos filtros que vão eliminando o álcool da bebida até que os níveis cheguem ao mínimo possível. Este processo é mais caro, pois exige maquinário adequado, que custa muito caro.

Mesmo para quem sabe como é feita a cerveja sem álcool é difícil beber desta variante. Muitos dizem que a cerveja sem álcool é apenas um suco de cevada, o que é prontamente rechaçado por especialistas. Sendo suco de cevada ou não, a verdade é que a cerveja sem álcool vem crescendo em consumo no Brasil e no mundo. Em sete anos o aumento na venda desta bebida foi de mais de 80 por cento. Ou seja, as pessoas estão criando consciência para beber.

Como é feita a cerveja sem álcool - saiba mais

Entender como é feita a cerveja sem álcool ajuda a gostar dela?

A verdade é que o processo não é muito diferente para a cerveja com álcool e a cerveja sem álcool. Logo, entender como funciona não é um diferencial. Para os amantes de cerveja em geral, beber a variante sem álcool é normal e muito gostoso. Mas para quem está acostumado a beber a cerveja comum, mudar de hábitos não é algo que seja agradável.

Mesmo assim, para quem está acostumado com a cerveja com álcool é importante experimentar a que não contém. Isso pode ajudar a pessoa a se controlar melhor na hora de beber e, principalmente, ao sair para balada, pode evitar que um acidente ocorra por conta da embriaguez. Consciência é a primeira coisa que a pessoa deve ter antes de beber, seja onde for.

Pesquisar
Artigos Relacionados