Como é feita a cerveja sem álcool

Como é feita a cerveja sem álcool

Ela é a bebida preferida dos brasileiros, seja em um barzinho com os amigos, seja em casa com a família, para acompanhar o churrasco ou apenas no happy hour no final do dia. A cerveja é a bebida mais popular no país, a quem goste de saborear apenas um dos tipos e também existem aqueles que gostam de qualquer tipo de cerveja. E para aqueles que não podem, ou não gostam de consumir o álcool também podem saborear a cerveja. É a cerveja sem álcool veja como ela é feita.

Cerveja sem álcool e com álcool

A cerveja sem álcool tem aumentado sua produção no Brasil, isso porque a procura pelo produto tem apresentado crescimento no mercado.

Como é feita a cerveja sem álcool Cerveja sem álcool

Hoje em dia o país ainda não está entre os maiores consumidores como Alemanha, Estados Unidos e Espanha que já chegam a 5% do consumo total de cerveja, a não alcoólica. No país, apenas 0,75% do consumo de cerveja é desse tipo de cerveja.
Mas ao contrário do que alguns imaginam, trata-se sim de um produto saboroso, e que tem uma quantidade pequena de álcool, que vai de 0,02% no mínimo ao máximo de 0,5%. A cerveja sem álcool conta com 100 KJ, e com 24 kcal.

Como fazer cerveja sem álcool

Percentual de álcool

No entanto atualmente já existem alguns processos que conferem a cerveja somente 0,0% do álcool. Sendo que para conferir esse resultado é interrompido o processo de fermentação, isso é feito antes da quantidade do álcool representativa ser completada.
É importante frisar que a cerveja sem álcool não é do totalmente sem álcool, mas o percentual é quase isento.

Como é produzida cerveja sem álcool

Cerveja sem álcool como é produzida

Existem duas formas de fazer a cerveja sem álcool, sendo que uma delas, não tem álcool no processo de produção. Enquanto que as cervejas feitas a partir da interrupção da produção. Quando a cerveja é produzida, passa por várias etapas, sendo que uma delas é a de fermentação onde são usados vários tipos de levedura. A cerveja é feita de um líquido composto po lúpulo, água e malte, que recebe o nome de mosto. Em geral a produção da cerveja normal é feita em temperaturas de doze graus, enquanto que no caso das cervejas sem álcool, o procedimento é reduzido a seis graus.
Depois disso, é passado o líquido a vácuo, é nessa fase que a quantidade de álcool presente é retirada, e no máximo apenas 0,35% vão restar de álcool. A quantidade de álcool presente é no entanto considerada pela legislação insignificante, ao considerar os efeitos alcoólicos.

Cerveja sem álcool

Microfiltragem

Outra forma de retirar o álcool ainda é utilizando os filtros microfiltragem. Isso porque se forem alterados a pressão, a temperatura e o tempo, você consegue também fazer a manipulação da quantidade do álcool obtido finalmente, e assim pode chegar a cerveja sem álcool.
Além disso, alguns procedimentos mais complexos, são feitos utilizando maquinário que tem sistema de membranas para retirar o álcool.

GD Star Rating
loading...
Como é feita a cerveja sem álcool, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados