Como dar educação financeira às crianças

links patrocinados

Como dar educação financeira às crianças

Para ser um adulto que valorize o dinheiro e não faça contas desnecessárias é preciso que a pessoa passe por um ensinamento que venha desde quando ainda é pequeno. Confira algumas dicas de como dar educação financeira às crianças.

Dê o exemplo para as crianças e ofereça uma mesada simbólica

Como dar educação financeira às crianças Confira Como dar educação financeira às crianças

As primeiras lições sobre como valorizar o dinheiro devem ser passadas dos pais para os filhos logo quando os mesmos ainda são pequenos, sendo que a primeira dica de como ensinar educação financeira às crianças é oferecer-se como exemplo. Quem deseja criar crianças e adolescentes responsáveis com a própria vida financeira devem também se reeducar, evitando gastos desnecessários e contas que possam desvalorizar a imagem para o pequeno.

Mas eles só vão conseguir saber como administrar se já tiverem o próprio dinheiro para cuidar e é por isso que outra recomendação em como ensinar educação financeira às crianças é dar uma mesada. Essa quantia pode ser semanal ou mensal, mas não deve ser ofertada por nada. É preciso sempre fazer uma troca para que os mesmos reconheçam o valor o trabalho, como arrumar a cama, tirar notas boas e escovar os dentes sem ninguém pedir.

Saiba Como dar educação financeira às crianças

Como dar educação financeira às crianças:

Já quem não pode ou mesmo não quer dar uma quantia simbólica de dinheiro para os filhos ainda pode começar a como ensinar educação financeira às crianças nas compras de casa. Quando estiver no supermercado ou na padaria, por exemplo, é essencial dizer não aos pequenos para que eles aprendam que nem sempre é possível ter o que se quer.

Isso vale principalmente aos pais ou responsáveis que acatam todos os pedidos da criança, sendo que esta pode crescer e se tornar um adolescente ou adulto que pede muito, mas nada tem a oferecer. Uma das formas de como ensinar educação financeira às crianças é ensiná-la também a comprar com a razão e não por impulso.

Confira Como dar educação financeira às crianças

As três perguntas do consumo

Sendo assim, uma das recomendações de como ensinar educação financeira às crianças é mostrar para ela as três perguntas básicas a se fazer antes da compra: “Eu Quero Isso?”, “Eu Preciso Disso?” e “Eu posso comprar isso?”. Mostrar dicas de economia e o poder que elas possuem também se mostra como uma necessidade real nas famílias. Se for preciso, coloque em casa um pote transparente e deposite as moedas nele para que a criança veja a economia no real.

Como dar educação financeira às crianças - saiba mais

Como dar educação financeira às crianças: contas de casa

Algumas lições de como ensinar educação financeira às crianças podem vir também diretamente de casa e com os gastos acometidos pela família. Ensine sobre a importância de se economizar com as contas obrigatórias do dia a dia, mostrando como se economizar água e luz para que sobre mais dinheiro ao final do mês.

Essas dicas de como ensinar educação financeira às crianças são essenciais para que elas não acabam desperdiçando no futuro e em suas próprias casas, se tornando adultos mais responsáveis econômica e ambientalmente.

Pesquisar
Artigos Relacionados