Como cuidar de orquídea

links patrocinados

Como cuidar de orquídea

As orquídeas são as plantas que, provavelmente, mais despertam fascínio entre as pessoas. Existem inúmeras espécies, com cores e formatos variados. Há, inclusive, pessoas que se dedicam a “colecionar” orquídeas, tamanho é o interesse nestas plantas. Contudo, de antemão, é importante frisar que estas não são plantas fáceis de serem cuidadas. É preciso estar atento a uma série de detalhes para que ela possa se desenvolver de maneira saudável. Confira, abaixo, algumas dicas sobre como cuidar de orquídea.

Características das orquídeas

Assim como qualquer outra planta, a orquídea se desenvolverá melhor se conseguirmos reproduzir, da melhor maneira possível, seus ambientes naturais.

Como cuidar de orquídea Cuidados com orquídeas

As orquídeas costumam crescer em locais com pouca luminosidade, apoiando-se em árvores e se “escondendo” do sol através das folhas e galhos. A orquídea retira uma boa parte da umidade necessária para sua sobrevivência do próprio ar, por isso ela se dá muito melhor em ambientes úmidos.

Vaso para orquídea

Como cuidar de orquídea: a escolha do vaso

Um dos grandes erros cometidos por quem planta orquídeas é colocá-las em vasos de plástico, que são muito suscetíveis a altas temperaturas. Por isso, embora sejam mais caros, é recomendável utilizar os vasos de barro, pois o material absorve água e ajuda a manter uma temperatura estável na região das raízes. Além disso, o barro também ajuda a manter a umidade da terra, evitando que ela encharque.

As regas também exigem bastante cuidado. Orquídeas gostam de muita água, mas é necessário compreender o que este “muita” significa. Na maioria das vezes, as orquídeas acabam morrendo exatamente por excesso de água. Quando for regar sua orquídea, certifique-se de que o solo ficou úmido, mas não encharcado. A rega deve ser feita duas ou três vezes por semana nos períodos mais quentes. Em dias de extremo calor, uma boa dica é molhar o chão onde ficam os vasos, pois o vapor ajudará a alimentar a planta.

Aparência das orquídeas

Cuidados com a aparência da orquídea

A orquídea é uma planta altamente responsiva ao ambiente. Ou seja, se algo estiver dando errado, você poderá perceber rapidamente na aparência da planta. É importante ressaltar que existem mais de trinta mil espécies diferentes, e cada uma delas terá suas próprias condições ideais de cultivo. Portanto, conforme as plantas vão se desenvolvendo, é possível adequá-las à luminosidade exata e quantidade de água necessária.

Queda de flores

Queda de flores

Quem não tem muita experiência com as orquídeas costuma pensar que a queda das flores acontece por algum problema na saúde da planta. Contudo, geralmente este é um processo natural, conhecido como dormência. Neste período, a orquídea entra em uma espécie de repouso. É preciso respeitar esse ciclo de vida das orquídeas, portanto, não tente forçar seu desenvolvimento com adubos e componentes químicos. Quando for a hora certa, ela voltará a florescer normalmente.

Se você possui muitas orquídeas e uma delas for atacada por pragas, isole a planta imediatamente, pois o contágio pode ser muito rápido. Caso você vá realizar a poda de folhas, aqueça a faca ou tesoura no fogo, rapidamente, para evitar infecções na planta.

Pesquisar
Artigos Relacionados