Como cuidar de hortaliças

links patrocinados

Como cuidar de hortaliças

Muitas pessoas cultivam vegetais dentro de suas próprias casas e até apartamentos. Algumas verduras podem ser plantadas em vasos pequenos ou ainda em pedaços de terras no quintal, sem a necessidade de grandes espaços, com profundas quantidades de terra. Para que a horta dê certo, é preciso fica atento em algumas dicas sobre como cuidar de hortaliças.

Por que fazer sua própria plantação de hortaliças

Como cuidar de hortaliças Saiba Como cuidar de hortaliças

Uma opção para as pessoas que querem cultivar seus próprios vegetais, com a certeza de que não venham infestados com agrotóxicos, é a de fazer uma horta pessoal. As vantagens de ter sua própria plantação é que cuidar de hortaliças não é uma tarefa muito complicada e as pessoas terão verduras fresquinhas na mesa, sem precisar se dirigir até os mercados e feiras.

O que é hortaliças

Sobre como cuidar de hortaliças

Uma das principais dicas na hora de cuidar de hortaliças é de utilizar o adubo para deixar a terra mais fértil e com mais nutrientes para as plantações. Ele pode ser feito a partir do esterco de gado, misturado com água e coado. O esterco não deve tocar as hortaliças, nem estar muito perto delas.

A pessoa que não quiser utilizar o adubo em sua forma natural pode comprar pacotes de adubos granulados nas lojas de agricultura, fazendo uma mistura com água e jogando na terra. Esse processo faz com que o adubo chegue mais rápido até as raízes das plantas na hora de cuidar das hortaliças.

Regar os vegetais também é de extrema importância para que as verduras cresçam saudáveis. O mais recomendável é aguar a terra em volta das plantas pela manhã ou no fim da tarde, para que o sol não evapore tão cedo toda a água do canteiro de quem cuida de hortaliças.

Confira Como cuidar de hortaliças

Ervas Daninhas

As ervas daninhas são as plantas invasoras do canteiro que absorvem os nutrientes e a água da terra, tirando as forças de crescimento das verduras. Elas se adaptam em vários de tipo de clima e solo e são um problema para quem cuida de hortaliças.

Para evitar essa praga nas hortas orgânicas caseiras, as pessoas podem cobrir a terra com matéria morta, como folhas secas, cascas de madeira ou palha. A cobertura impede que os raios solares incidam sobre as sementes das ervas daninhas e isso impede a sua germinação. A matéria ainda evita a perda de umidade da terra e torna mais fácil a retirada dessas plantas indesejáveis.

Cuidados com as plantas

Mais dicas para a hora de cuidar de hortaliças

Outro ponto importante para quem deseja cuidar de hortaliças é saber selecionar as plantas que deseja cultivar. Alguns fatores devem ser levados em consideração como o clima, relevo e o tipo de solo local. Uma dica importante para evitar insetos e fungos é espalhar cinzas de lenha em pequenas quantidades em volta das plantas.

Para evitar a perda dos nutrientes e, consequentemente, o empobrecimento da terra, quem cuida de hortaliças deve realizar uma rotação de cultivo. Nunca deixar a mesma verdura na terra por muito tempo também evita a proliferação de doenças no solo.

Pesquisar
Artigos Relacionados