Como cuidar de calopsita

links patrocinados

Como cuidar de calopsita

A calopsita, também conhecia no Brasil como caturra, é uma ave australiana que se destaca por sua beleza e docilidade. Devido a estas características, o animal costuma ser muito procurado como pet (animal de estimação). Uma de suas marcas mais chamativas são as faces alaranjadas, embora nem todas as aves possuam esta marca. Se você gosta de aves e deseja ter uma calopsita, é importante se informar sobre todas as características do animal. Confira, abaixo, algumas dicas sobre como cuidar de calopsita.

Cuidados com calopsita: principais características do animal

Como cuidar de calopsita Saiba Como cuidar de calopsita

Além de belas e dóceis, as calopsitas são aves bem resistentes. Antes de comprar uma delas, você precisa saber que uma calopsita pode viver até 25 anos. Portanto, é preciso se certificar de que você terá preparo para lidar com o animal por todo este tempo. Nenhum animal de estimação é recomendado para pessoas ou famílias que passam muito tempo fora, viajando.

Também é importante se certificar de como será a adaptação caso você tenha outros animais, principalmente gatos. Alguns são mais tranquilos em relação a outros animais em casa, mas alguns felinos podem se tornar agressivos.

As calopsitas são animais carentes, que necessita de bastante interação com seus donos. Estes são pássaros bem ativos, portanto, precisam de um bom espaço para viver. Também é importante saber que as calopsitas são barulhentas naturalmente, embora as domesticadas fiquem um pouco mais silenciosas.

Também é importante saber que calopsitas, assim como outras aves, não são recomendadas para crianças, devido à sua fragilidade. Com o uso errado da força no corpo do animal, é possível que ele fique agressivo.

Confira Como cuidar de calopsita

Cuidados com a gaiola das calopsitas

Quando for comprar uma gaiola, é importante se certificar do espaço entre as grades. Se forem muito grandes, a ave pode tentar sair e acabar se machucando. Na gaiola, a calopsita precisa ter espaço suficiente para abrir por completo suas asas. O tamanho mínimo de uma gaiola deve ser o dobro da medida da calopsita com as asas abertas.

Conheça Como cuidar de calopsita

Alimentação

Os comedouros e bebedouros devem ser de vidro, alumínio ou porcelana. Evite os de plástico, pois são muito leves e podem ser destruídos pelo pássaro. As calopsitas se alimentam de sementes (linha, girassol, painço) e rações especiais. As verduras, frutas e legumes são restritas a espécies como almeirão, chicória, couve, milho verde e espinafre. Evite alimentos como feijão, folhas de batata e qualquer outro que contenha sal ou gordura, como abacates.

Como cuidar de calopsita - saiba mais

Outros cuidados

Muitas pessoas deixam a calopsita solta em casa. Esta é uma atitude muito mais saudável para o animal, mas envolve cuidados redobrados. Coloque proteções nas janelas e tenha muito cuidado com alguns objetos, como ventiladores de teto.

Em pet shops é possível encontrar brinquedos especiais para aves. Eles são muito recomendáveis para calopsitas, pois assim elas podem se divertir sozinhas. Contudo, o ideal é ter mais de uma ave em casa, pois assim elas poderão se distrair quando não há ninguém em casa. Não se esqueça, também, de sempre levar a ave ao veterinário quando identificar algum possível problema.

Pesquisar
Artigos Relacionados