Como criar uma mailing list

links patrocinados

Como criar uma mailing list

Uma mailing list é uma relação de nomes e endereços, que pode ter fins pessoais ou corporativos. A segunda opção é a mais comum, sendo muito utilizada na imprensa ou em empresas de médio e grande porte, que necessitam de uma comunicação com diversos profissionais ao mesmo tempo. As mailing lists são uma maneira eficiente de agilizar a comunicação interna e externa, com funcionários, fornecedores, clientes e diversos outros públicos. Abaixo, saiba mais sobre como criar uma mailing list.

A construção da mailing list

Como criar uma mailing list Saiba Como criar uma mailing list

Mailing list é uma ferramenta poderosa, mas pode se transformar em um incômodo caso não seja utilizada de maneira racional. Por isso, o primeiro passo é pedir permissão ao destinatário para incluir seu nome na mailing list. Se o criador da mailing list é uma empresa que possui site, a melhor opção é disponibilizar um link para cadastro.

Desta forma, somente serão incluídas na lista de endereços as pessoas que desejam, de fato, receber aquelas informações. Poucas coisas na internet são tão inconvenientes quanto a enxurrada de e-mails desnecessários. Enviar mensagens de maneira indiscriminada é o primeiro passo para ser incluído na lista de spam dos clientes e amigos.

Mailing list o que é

Mailing lists definidas por assunto

Um erro muito grave, tanto para usuários pessoais como para empresas, é criar apenas uma mailing list para diferentes públicos. Uma empresa, por exemplo, possui fornecedores, clientes e funcionários. Caso seja criada uma única mailing list, todos eles receberão todas as informações postadas. Um cliente dificilmente se interessará pelos mesmos fatos que interessam a um funcionário, e vice-versa. Para contornar este problema, o ideal é criar mailing lists múltiplas, divididas por público e área de interesse.

O mesmo se aplica a usuários pessoais. Neste caso, divida a lista por assuntos que interessam a determinadas pessoas. Além do mais, pense bem se você realmente precisa criar uma mailing list. Se você quiser apenas publicar amenidades e assuntos que podem não interessar a todo mundo, é muito mais fácil – e conveniente – utilizar redes sociais.

Saiba Como criar uma mailing list

Como fazer

A criação de uma mailing list depende da arquitetura do serviço de email que você está utilizando. Contudo, as opções são geralmente as mesmas. No Gmail, por exemplo, basta clicar no cabeçalho da página e selecionar a opção “Contatos”. Em seguida, adicione os contatos que você deseja. O último passo é selecionar o contato criado e, no terceiro ícone da barra superior, escolher o grupo desejado. Por padrão, o Gmail vem apenas com o grupo “Meus Contatos”. Por isso, escolha a opção “Criar Novo” e nomeie o novo grupo.

Conheça Como criar uma mailing list

Softwares

Para quem deseja criar mailing lists mais profissionais, recomendamos softwares específicos, como o Mailing List Deluxe. Este programa traz diversos outros recursos, que geralmente não são necessários para usuários comuns, apenas para empresas. O software também tem a opção de utilizar um servidor SMTP, para receber emails em um software como o Outlook Express.
Periodicamente, é interessante realizar pesquisas de satisfação com as pessoas que estão em uma mailing list comercial. Isso ajuda a determinar se a ferramenta tem sido realmente utilizada pelos clientes e fornecedores

Pesquisar
Artigos Relacionados