Como criar pássaros soltos em casa

links patrocinados

Como criar pássaros soltos em casa

A convivência com animais traz uma série de benefícios para as pessoas. Os bichos podem ajudar as crianças a desenvolver a noção de afetividade, aumentando a interação social e até mesmo a concentração. Diversas pesquisas mostram, também, que a presença de bichos em casa aumenta a expectativa de vida e reforça o sistema imunológico. Ter um animal em casa é um poderoso remédio contra o estresse. E, embora os cães e gatos sejam os animais domésticos mais comuns, algumas pessoas preferem outros animais, como os pássaros. Antigamente, era muito comum a captura de pássaros silvestres para sua criação em gaiolas. Hoje em dia, entretanto, esta é uma prática condenável. Mesmo pássaros mais domesticados, como canários e periquitos, têm sido cada vez mais criados soltos. Abaixo, falaremos um pouco sobre como criar pássaros soltos em casa.

Criando filhotes de pássaros em casa

Como criar pássaros soltos em casa Pássaros soltos em casa

Uma opção para criar um pássaro solto em casa é acostumar o filhote, desde cedo, a conviver no ambiente. Muitas vezes, essa relação se estabelece quando as pessoas encontram algum filhote ferido, geralmente após uma queda do ninho. A compra de filhotes não é uma prática exatamente recomendável. Lembre-se sempre de que a intenção de criar pássaros soltos é uma forma de respeito e convivência com a natureza. O comércio de pássaros vai na contramão deste conceito.

Os filhotes resgatados têm maior chance de conviver tranquilamente dentro de casa. Contudo, é essencial respeitar a vontade dos bichos. Se o pássaro quiser deixar o ambiente, não há razão alguma para impedi-lo.

Saiba Como criar pássaros soltos em casa

Atraindo pássaros para casa

A forma mais comum de criar pássaros em casa é atraindo os animais adultos para casa. Muitas pessoas acham que é necessário ter um amplo quintal para montar um comedouro para aves, o que está longe de ser verdade. Um pequeno espaço na sacada de um apartamento é suficiente para atrair os animais. Nas regiões urbanas, é mais comum encontrar pássaros de pequeno porte, como pardais e bem-te-vi. Uma dica importante para atrair os pássaros até sua casa é saber a dieta adequada para cada espécie. O pardal, por exemplo, se alimenta de sementes pequenas, como o alpiste. Outros de maior porte, como bem-te-vi e sabiá, têm a necessidade de proteína. Portanto, se você tem cães ou gatos, não há problema em oferecer a ração para estes pássaros.

Confira Como criar pássaros soltos em casa

Espaços maiores

Se você tem o privilégio de possuir uma casa com quintal, uma dica para atrair os pássaros é plantar pequenas espécies frutíferas. Caso não seja possível, é suficiente oferecer frutas cortadas. Mas, neste caso, fique atento ao local de instalação do comedouro. As frutas não devem receber muito sol, pois isso acelera o processo de fermentação.

Pássaros em casa

Dicas de alimentação

Ao alimentar pássaros em casa, evite frutos como melão ou melancia, que contém muita água e, por isso, podem provocar diarreia nos animais. As frutas mais recomendadas são banana, mamão, goiaba e abacate. No caso do beija-flor, evite as garrafinhas de água com açúcar, pois o açúcar fermentado é ruim para a saúde dos pássaros. Neste caso, opte por produtos específicos, que podem ser adquiridos em casas agropecuárias.

Pesquisar
Artigos Relacionados