Como conseguir bolsa para estudar no exterior

links patrocinados

Como conseguir bolsa para estudar no exterior

Os estudantes, em sua maioria, sonham em viajar para o exterior e fazer cursos de idiomas e profissionalização em outros países por meio de intercâmbios.

Os custos do intercâmbio

Os custos dessa estada em outro país acabam sendo muitos, uma vez que há a necessidade de acomodações, refeições, transporte e outros gastos eventuais. Portanto é indicado que o jovem se prepare e economize por anos se seus pais não dispõem de salários para conseguirem arcar com as despesas da viagem. Outra dica é que o estudante enquanto esteja estudando no exterior procure um estágio ou trabalho, para que assim possa conseguir mais dinheiro durante a viagem e poder assim gastar com itens supérfluos. Estes custos também poderão variar de acordo com o país que você deseja estudar, sendo que países como a Inglaterra e os Estados Unidos são alguns dos que apresentam maiores custos.

Como conseguir bolsa para estudar no exterior Estudar no exterior

Conseguindo uma bolsa de estudos no exterior

As universidades públicas fornecem bolsas de estudo para os melhores alunos dos mais variados cursos, sejam estes de graduação, mestrado ou doutorado.

Para conseguir uma bolsa de estudos no exterior, primeiramente o aluno deverá obter bom desempenho nas matérias e manter seu coeficiente de rendimento o mais próximo do valor máximo, porque na maioria das vezes é este rendimento que o classifica para conseguir a tão sonhada bolsa de estudos. Este custeio por parte da instituição de ensino é muito interessante para quem não tem condições de arcar com os custos da viagem, pelo menos não com todos os custos, uma vez que parte de suas despesas será bancada pela universidade você poderá aproveitar melhor o intercâmbio.

Como conseguir bolsa para estudar no exterior

Bolsas de estudos

Existem diversos programas que financiam a ida de estudantes para o exterior e bolsas de estudo, sendo que é importante que o aluno fique de olho em tudo o que é disseminado na mídia acerca do assunto. Um programa bastante conhecido é o Programa Ciência sem fronteiras que todos os anos levam milhares de estudantes para o exterior com bolsas de estudo financiadas por empresas parceiras do programa, CNPq ou Capes. Se você está com a graduação ou pós-graduação em andamento não pode deixar de consultar o site do Programa Ciência sem fronteiras e participar dos processos de seleção das bolsas de estudos para o exterior.

Faça sua inscrição no Programa Ciências sem Fronteiras

Como estudar no exterior

Para fazer sua inscrição no processo seletivo para bolsas de estudo no exterior você deverá acessar o site do projeto e ler com cuidado todas as informações sobre como participar das seleções. Feito isso vá até a aba ‘Inscrições’ e selecione a opção ‘chamadas abertas’ estas que são as chamadas que ainda estão aceitando a inscrição de novos candidatos.

Saiba mais

Estudantes como conseguir bolsa

Assim que você acesse a opção, chamadas abertas, serão geradas as opções de instrução e ensino – graduação, mestrado, doutorado – além de uma opção que fornece instruções ao participante. Assim que você selecionar seu nível de ensino irão ser apresentados os países de destino do bolsista e ao selecionar o país em que você deseja estudar, serão abertas novas opções de universidades parceiras e com elas o formulário de inscrição do candidato e demais informações.

Pesquisar
Artigos Relacionados