Como comprar na internet com segurança

links patrocinados

 Como comprar na internet com segurança

Como comprar na internet com segurança

Mesmo sem ver o produto que está sendo adquirido, a compra pela internet traz muitas facilidades. A entrega chega, muitas vezes, rapidamente e na casa do comprador, com o esforço mínimo de clicar em um botão. Estes benefícios têm atraído cada vez mais pessoas para as compras virtuais. Livros, roupas, passagens aéreas e, principalmente, eletroeletrônicos são os principais produtos buscados pelos consumidores contemporâneos. No entanto, o comprador precisa ficar atento a uma série de cuidados para que nada fuja do controle e o produto adquirido seja entregue em segurança, dentro do prazo e sem nenhum custo adicional.

Procure pelos sites seguros

A primeira dica para uma compra online sem dores de cabeça é controlar a impulsividade. Não basta a peça estar bem mais em conta que na loja física, com descontos atrativos. Apesar da redução no preço do produto, ainda se trata de uma compra. Pondere se aquele vestido ou celular de última geração é realmente necessário ou se trata apenas de um capricho. Desconfie se a oferta for muito boa e o preço ofertado está muito abaixo do valor de mercado.

Em seguida, identifique se o site da loja virtual traz alguns indicativos de uma compra segura, como o endereço da loja física ou CNPJ, razão social, telefone ou e-mail para contato. Fique atento: se o site oferece apenas um telefone celular como meio de contato, pode não ser muito confiável. É possível ainda verificar a credibilidade da empresa através do site do Órgão de Defesa do Consumidor (Procon), www.procon.pr.gov.br, através do link Cadastro de Reclamações.

compras pela internet

Fique atento ao prazo de entrega dos produtos comprados pela internet

Todas as informações a respeito dos prazos de entrega, forma de pagamento, valores do produto devem constar no momento da compra. Estes dados são importantes para que o consumidor possa fazer um planejamento adequado e não acabe se perdendo entre datas e preços. É preciso ficar atento ainda a outras taxas que podem ser cobradas neste tipo de compra, como os fretes. Com relação às formas de pagamento, o comprador precisa lembrar que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a empresa fornecedora do produto ou serviço tem por obrigação apresentar outras formas de pagamento, não apenas o cartão de crédito, por exemplo.

Guarde todos os documentos referentes à compra

Para evitar qualquer outro tipo de problema com relação ao produto, guarde todas as mensagens trocadas com o fornecedor e qualquer outra informação que possa comprovar a compra, bem como as condições que foram acertadas para a mesma. No caso de compras de passagens aéreas, por exemplo, verifique se as mesmas foram agendadas e se está tudo de acordo com a reserva do seu voo. O mesmo com a compra de diárias em hotéis. A verificação pode facilitar em muito e deixar a viagem mais tranquila.

cancelamento de compra pela internet

Compras online podem ser canceladas em até sete dias

Como a compra foi realizada fora do ambiente físico da empresa, o comprador tem o direito de cancelar o produto em até sete dias. Portanto, assim que o objeto adquirido por meio da internet chegar em casa, verifique a funcionalidade, bem como todos os equipamentos que o acompanham. Em caso de reclamação, os dados obtidos através do site da empresa, como telefone, endereço físico ou e-mail servirão de auxílio para a troca.

site de compras compras online

Como comprar na internet com segurança

Confira um vídeo sobre como fazer compras pela internet em segurança:

Pesquisar
Artigos Relacionados