Como começar a investir na bolsa de valores

links patrocinados

Como começar a investir na bolsa de valores

Para começar a investir na bolsa de valores é necessário primeiro entender se realmente vale a pena para você e como fazer da forma correta para não ter prejuízo ao invés de luvro.

Devo realmente inverstir na bolsa de valores?

Como começar a investir na bolsa de valores Confira como começar a investir na bolsa de valores

Duas coisas principais para que você saiba se valerá a pena investir na bolsa de valores são: primeiro, saber se você está disposto a aprender coisas novas e, segundo, entender bem os riscos desse investimento.
Dentro da bolsa o número de técnicas, operações e tipos de inverstimentos é enorme e, para que você saiba como investir, é fundamental que você estude e pesquise muito, pois não é tão simples quanto parece.

O risco do qual é necessário estar ciente é que, assim como os ganhos na bolsa de valores são grandes, as perdas também são. Portanto, é importante entender que não é vantajoso investir todo o seu dinheiro na bolsa porque, quanto maior a parte do seu patrimônio investido, maior é o risco.
O risco é inevitável, o investidor só precisa estar ciente dele para investir de modo responsável.

Bolsa de valores

Como começar?

Depois de tomar a decisão de investir, você precisa escolher se prefere investir por conta própria ou se prefere contratar alguém que o faça.

Se for investir por conta própria, será necessário abrir uma conta e uma corretora de valores. Através da corretora além de ter acesso para negociações no sistema da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), o investidor terá acesso direto à investimentos que uma simples conta corrente não te proporciona. Normalmente as próprias corretoras já auxliam os clientes informando quais são as melhores ações e indicando compras e vendas vantajosas.

Se o investimento for feito através de um gestor profissional, será em Fundos de Investimento em Ações (FIA) e é o profissional que decide como e quando investir.
Para obter esse serviços, as taxas cobradas pelo profissional normalmente são de 2% ao ano sobre o valor que foi investido.

Conheça como começar a investir na bolsa de valores

Perfil do investidor

Para saber qual o seu perfil é importante avaliar qual a disponibilidade do investidor de correr riscos e, só depois de definido isso, é seguro começar.
Existem três perfis: o arrojado, que sabe enfrentar bem os riscos, o moderado e o conservador, que tem pouca tolerância a arriscar. No primeiro perfil normalmente se enquadram pessoas mais jovens que tem o objetivo de ampliar o patrimônio a longo prazo e, por isso, investem mais. O perfil moderado inclui pessoas que buscam mais rentabilidade, mas dentro do limite de segurança. Já o conservador costuma aplicar em investimentos mais curtos e preferem não ter perda nenhuma ao invés de visar o lucro em primeiro lugar.

Como começar a investir na bolsa de valores - saiba mais

Dicas para vender na bolsa de valores

É necessário ter paciência e deixar a ganância de lado ao investir na bolsa de valores. Apesar de haver uma circulação enorme de ações sendo compradas e vendidas a todo tempo, mas não é vantajoso vender e comprar a todo momento, sem estudar melhor as oportunidades. Há, inclusive, técnicas de análises a serem estudadas para que o investidor entenda melhor o momento para cada coisa.

Pesquisar
Artigos Relacionados