Colônia, água de cheiro e perfume: saiba as diferenças

links patrocinados

O uso de fragrâncias na história

A utilização de fragrâncias e essências que imitam o cheiro de várias plantas encontradas na natureza é antiga. Desde os tempos do Egito Antigo e de outras civilizações com religião bem definida, as pessoas utilizavam as essências para se aproximar de seus deuses e facilitar o contato com eles.

Colônia, água de cheiro e perfume: diferenças saiba mais

Colônia, água de cheiro e perfume: diferenças como faz

Com o tempo, os seres humanos foram evoluindo o objetivo das essências em suas vidas. Atualmente, o uso de perfumes, águas de cheiro e colônias tem por objetivo disfarçar os odores naturais do corpo. Além disso, existem os desodorantes, que são específicos para evitar que o corpo transpire demais e o cheiro desta transpiração seja emanado com facilidade.

Diferenças entre colônia, água de cheiro e perfume: concentração de essência

Ao comprar uma essência, a maioria das pessoas chama o produto de perfume. Porém, existem vários tipos de essências, em formatos diferentes, que são diferentes entre si. O primeiro aspecto é a concentração da essência específica no líquido. Perfume é um líquido aromático mais forte, sendo que a concentração da essência chega a 20 % do líquido.

A colônia é um líquido com uma concentração de essência um pouco menor do que o perfume, cerca de três a oito por cento. Já a água de cheiro possui uma concentração menor ainda: de um a cinco por cento de essência. A porcentagem da essência faz com que o produto seja mais ou menos raro e caro.

Colônia, água de cheiro e perfume: diferenças

Diferenças entre colônia, água de cheiro e perfume: tempo de duração

As diferenças entre perfume, água de cheiro e colônia também são baseadas no tempo de duração de cada um destes produtos. A regra é a seguinte: quanto maior a concentração da essência no líquido, maior será a duração do aroma no corpo da pessoa. Obviamente, o perfume é o que mais dura o corpo de quem o está utilizando: até 24 horas, dependendo do produto.

A colônia pode durar até oito horas no corpo da pessoa, mas há algumas realmente boas que chegam perto das 20 horas. A água de cheiro, por possuir uma concentração de essência bem menor, geralmente não dura mais do que seis horas e tem que ser muito boa para alcançar este tempo.

Colônia, água de cheiro e perfume: diferenças

Diferenças entre colônia, água de cheiro e perfume: preço

Os preços de produtos aromáticos como perfumes, colônias e águas de cheiro também são diferentes com base em vários aspectos. O primeiro e mais óbvio é a concentração de essência: quanto maior, mais caro. Porém, a precificação de um perfume leva em consideração sua marca, uma pessoa famosa que representa o perfume, enfim, são diversas variáveis que podem interferir no preço de um perfume, água de cheiro ou colônia. Há produtos que chegam a custar mais do que 700 reais, por exemplo.

Colônia, água de cheiro e perfume: diferenças

Afinal, qual comprar?

Decidir sobre qual deles comprar é uma tarefa simples: se você pode comprar um produto mais caro, faça isso, já que o aroma vai durar mais tempo e você terá o cheiro característico daquele perfume. Já se você precisa de um perfume apenas para o dia a dia, que não precise durar muito, a água de cheiro ou a colônia já são suficientes. Escolha sobre aquilo que você gosta e pode pagar. Depois, é só aproveitar!

Pesquisar
Artigos Relacionados