CNPq

links patrocinados

CNPq

CNPq

O CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, é uma importante agência que pertence ao Ministério da Ciência e Tecnologia, o MCT. Um dos seus principais objetivos é incentivar as pesquisas científicas e tecnológicas e também fomentar a formação de recursos humanos que possibilitem a pesquisa no país.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico possui uma estrutura composta por uma Diretoria Executiva que é responsável pela gestão de todo o CNPq. Além disso, possui também um Conselho Deliberativo que é responsável pela política da instituição.

A comunidade científica e tecnológica do Brasil, além de participar da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo, também compõe a equipe que realiza a gestão e a política do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico através dos Comitês de Assessoramente e da Comissão de Assessoramento Técnico – Científico.

A história do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico está relacionada diretamente com o desenvolvimento científico e tecnológico do nosso país na contemporaneidade, contribuindo desde a sua invenção para o desenvolvimento do Brasil em diversos aspectos.

Bolsas oferecidas pelo CNPq

O CNPq oferece diversas modalidades de bolsas para os alunos que estiverem no ensino médio, na graduação, cursando uma pós-graduação e até mesmo para os recém-doutores e pesquisadores considerados já experientes.Essas bolsas são divididas em duas modalidades – as bolsas individuais no Brasil e no exterior e as bolsas por quota.

Bolsas Individuais

Para aqueles que desejam solicitar a bolsa individual o primeiro passo é identificar a opção que se encaixa em seu perfil e também corresponda à sua necessidade. Solicitadas diretamente ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o interessado deve preencher um formulário correspondente à bolsa escolhida e enviá-lo dentro dos prazos previstos. Esses formulários podem ser obtidos na própria página do CNPq na internet.

As bolsas individuais são classificadas em – Bolsas Individuais no País (Bolsas Individuais de Fomento Científico e Bolsas Individuais de Fomento Tecnológico, sendo que as últimas podem ser Bolsas de Longa Duração ou Bolsas de Curta Duração); e Bolsas no Exterior (que também são divididas em Bolsas Individuais de Fomento Científico e Bolsas Individuais de Fomento Tecnológico).

Bolsas por Quotas

As bolsas por quota são destinadas à Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica, Mestrado e Doutorado de instituições de ensino e de pesquisa e também aos cursos de pós-graduação.
Para aqueles que estiverem interessados, diferentemente das bolsas individuais, devem solicitar as bolsas por quotas diretamente às instituições, e não ao CNPq. Os mecanismos e os critérios para a obtenção dessa modalidade de bolsa são divulgados pelas instituições correspondentes.

Nessa modalidade existem as Bolsas de Iniciação Científica Júnior, que são destinadas aos alunos do ensino médio brasileiro. Essas bolsas são liberadas pelo CNPq para as Fundações Estaduais de Apoio à Pesquisa que, por sua vez, repassam às instituições locais. Essas instituições locais ficam responsáveis por distribuírem aos alunos secundaristas interessados que participam dos programas específicos.

Fotos

CNPqCNPq
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
O CNPq é um órgão que pertence ao Ministério da Ciência e TecnologiaO CNPq é um órgão que pertence ao Ministério da Ciência e Tecnologia

Pesquisar
Artigos Relacionados