CNPq Bolsas

links patrocinados

CNPq Bolsas

CNPq Bolsas

Sobre o CNPq Bolsas

Freqüentar a universidade é o sonho e está nos planos da maioria dos jovens. Depois da implementação dos programas do governo Lula para incentivar a entrada do jovem carente à universidade, cada vez mais brasileiros estão cursando o ensino superior e pensando nos investimentos futuros.

Estudar e ainda ganhar para isso parece surreal, não? Mas, acredite, não é. Aqueles que optam por dar continuidade dos estudos em programas de pós-graduação de universidades públicas podem concorrer às bolsas de subsídio do governo. Programas de mestrado e doutorado contam com o financiamento.

Bolsas para 2011

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq é o órgão do governo federal responsável por dar o subsídio aos estudantes. O CNPq financia, entre outros, pesquisas na universidade durante a graduação (através do PIBIC), pesquisas de mestrado e doutorado no Brasil e exterior. (Confira também sobre o cnpq currículo lattes)

A previsão para 2011 é bastante estimulante. O órgão de fomento já antecipou que disponibilizará duas mil bolsas de mestrado e doutorado para este ano. O período de recebimento das bolsas é de 24 meses para quem cursa o mestrado e de 48 para quem faz o doutorado, e o valor varia de acordo com o programa. Se for mestrado, o valor é de R$ 1.200. Já para doutorado ele pode chegar a R$ 2 mil.

As bolsas são destinadas a estudantes regularmente matriculados nos cursos de pós-graduação e que não possui vínculo empregatício. Como geralmente o número de bolsas por instituição é menor do que o número de alunos, a coordenação do curso faz um processo seletivo para classificar os interessados.

Obrigações do bolsista

Os bolsistas do CNPq precisam cumprir as normas impostas como condições para o recebimento da bolsa. Alguns dos critérios são: dedicação integral ao programa, cumprindo 20 horas semanais de atividades; não ser aluno de residência médica; não estar aposentado; não ter vínculo empregatício com a instituição.

No caso do mestrado, dentro do período dos 24meses os bolsistas devem: comprovar desempenho acadêmico, publicando dois artigos, um por ano, em qualquer revista científica classificada no qualis A da Capes; apresentar dois trabalhos em eventos significativos; realizar estágio docente e apresentar e defender a dissertação.

CNPQ Editais

CNPQ Editais

CNPQ Editais

Sobre o CNPQ Editais

CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, é um órgão do Governo Federal brasileiro, ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, MCT, para incentivar a pesquisa no país. Ele foi fundado no ano de 1951, hoje o conselho é um dos mais importantes órgãos ligados ao fomento de desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.

O objetivo inicialmente do CNPq foi trazer para o país o domínio do ciclo atômico. Entretanto viu-se o importante papel do órgão durante os anos para que se torna-se numa ferramenta estratégica em busca do conhecimento, em várias áreas, como financiador de pesquisas científicas e tecnológicas.

Hoje a sede do CNPq está localizada na quadra 01 do lago sul, ao lado da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, na capital da República Federativa do Brasil, Brasília. Antigamente, a sede se localizava-se na Asa Norte da cidade.

Ministério da Ciência e Tecnologia

O Ministério da Ciência e Tecnologia, MCT, é uma das ferramentas direta de administração do Governo Federal. Sua responsabilidade está ligada à formulação e implementação da política nacional de ciência e tecnologia no país. Criado durante o governo do ex-presidente da república José Sarney, no dia 15 de março de 1985, através do Decreto nº 91.146.

As ações em que o Ministério da Ciência e Tecnologia deve seguir estão elencadas nas disposições do Capítulo IV da Constituição Federal do Brasil de 1988. O atual Ministro do MCT é o Aloizio Mercadante e seu orçamento estipulado em 2008 é de 5,99 bilhões de reais.

Plataforma Lattes

A Plataforma Lattes é um importante sistema que surgiu da necessidade do CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico, de criar uma base de dados sobre pesquisadores e orientadores.

Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico Editais

O CNPq dispõe de um site para que os editais possam ser lançados em domínio público. Eles são financiados pelo próprio CNPq, juntamente com outros Fundos Setoriais e ajuda de outros ministérios.

Para ficar por dentro das regras e normas dos diversos editais exposto, basta acessar o site do CNPq que estão presentes os últimos editais das mais diversas áreas do conhecimento com o intuito de financiar a pesquisa e tecnologia no país.

Pesquisar
Artigos Relacionados