CNES Saúde

links patrocinados

CNES Saúde

CNES Saúde

O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, conhecido popularmente como CNES, tem por objetivo operacionalizar os sistemas de informação relacionados à saúde, uma vez que são imprescindíveis para um gerenciamento eficaz e eficiente.

O CNES disponibiliza informações atualizadas sobre a condição estrutural dos estabelecimentos de saúde em âmbito nacional, estadual e municipal, possibilitando que o gestor conheça a realidade do local e as suas funcionalidades, podendo realizar um planejamento mais completo em saúde, e também que os brasileiros possam realizar um controle social mais profundo.

O CNES foi instituído no ano de 2000, após o esforço concentrado de profissionais que dependem das informações de saúde para elaboração de seus trabalhos.

Somente com informações precisas é possível elaborar a programação de unidades de saúde, controlar a avaliação da assistência hospitalar e ambulatorial do Brasil e garantir a igualdade entre a capacidade operacional das instituições vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e o pagamento pelos serviços oferecidos.

Como o cadastro foi elaborado

Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saude

Para elaborar o Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde os responsáveis se debruçaram sobre materiais de pesquisa, receberam sugestões de técnicos e instituições da área da saúde, ouviram os gestores e a sociedade em geral e se basearem em suas próprias experiências na área.

Entre os materiais usados para a fundamentação do CNES destacam-se a Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária do IBGE, Formulários do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS, Formulários do Sistema de Informações Hospitalares do SUS, Formulários dos Sistemas de Autorização de APAC’s e Formulários do Cartão Nacional de Saúde.

Quais estabelecimentos estão incluídos

Estão cadastrados no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde todos os hospitais brasileiros, estabelecimentos ambulatoriais vinculados ao SUS e estabelecimentos de saúde não vinculados ao SUS.

Como se cadastrar na CNES

O cadastro de cada estabelecimento inclui informações sobre a estrutura física, área de recursos humanos, equipamentos existentes e serviços ambulatoriais e hospitalares oferecidos.

Serviços à população

Com o CNES, a população brasileira pode conhecer de perto a realidade da saúde no país, podendo conferir o quanto cada cidade do país está preparada para bem servir seus habitantes.

Através da aba Relatórios é possível conferir a quantidade de leitos, equipamentos e hospitais (filantrópicos e de ensino) por cidade, sendo necessário escolher a categoria a ser pesquisa, o estado e o município.

Servicos a populacao

Por meio desta mesma aba o internauta também pode conhecer a natureza dos estabelecimentos de saúde em cada município, saber em quais turnos os hospitais ou unidades de saúde funcionam, saber os tipos de atendimento prestado em cada estabelecimento, saber quantas pessoas costumam frequentar cada estabelecimento de saúde e também as atividades de ensino oferecidas nas unidades de saúde locais.

A categoria Consultas também é útil à população, que pode pesquisar os hospitais por endereço e saber quais estão desativados ou rejeitados, conferir o cadastro de médicos, podendo acompanhar em quais e quantos lugares eles trabalham e por quantas horas e ainda conferir informações sobre as mantenedoras dos estabelecimentos de saúde. Por meio do site também é possível conferir dados das equipes médicas por região do país.

quais estabelecimentos estao incluidos no CNES Saude para a populacao

Pesquisar
Artigos Relacionados