CMT Bom

links patrocinados

CMT Bom

CMT Bom

O CMT, Consórcio Metropolitano de Transportes foi fundado em 2004. Sua primeira atribuição foi assumir a administração e o gerenciamento do vale transporte da regição metropolitana de São Paulo. Antes, quem exercia tal fato era a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo, EMTU-SP, que por sua vez era vinculada à Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo.

Onde Opera

O CMT tem na sua base quarenta e cinco empresas de ônibus. Elas operam nos trinta e nove municípios da grande São Paulo. Assim, criou-se um cartão único para que o usuário do transporte coletivo tivesse melhor qualidade no serviço prestado. Essa operação envolve cerca de 4.600 ônibus em movimento diário na região metropolitana de São Paulo.

Os usuários podem utilizar as linhas intermunicipais da região metropolitana onde reside cerca de 10% da população brasileira, entorno de dezoito milhões de habitantes. Anualmente, são trasportados mais de quinhentos milhões de passageiros nas seiscentas linha ofertadas.

Assim a empresa consegue empregar cerca de vinte e quatro mil pessoas, dos quais dezoito ficam nas ruas diariamente em contato com o público. Só com folha de pagamento de funcionários, a empresa gasta mais de trezentos milhões.

Gastos CMT

São mais duzentos milhões em encargos sociais. A empresa visa agora para frente realizar investimentos pesado para a gestão e ampliação da bilhetagem eletrônica nos ônibus metropolitanos. Estima-se em investimentos que já foram realizados na casa de cinquenta milhões de reais.

Bilhete Ônibus Metropolitano

O BOM, Bilhete Ônibus Metropolitano, é um serviço do Consórcio Metropolitano de Transporte. Ele é um bilhete eletrônico que funciona nas linhas de ônibus intermunicipais da região metropolitana de São Paulo. Mais de trinta e nove municípios são beneficiados pelo serviço do BOM.

Ainda atinge o serviço os clientes urbanos de oito cidades da região metropolitana de São Paulo: Taboão da Serra, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Mairiporã, São Caetano do Sul, Rio Grande da Serra , Cotia e Carapicuíba.

Assim, com o serviço do Cartão Bom as pessoas têm acesso a toda rede intermunicipal através de um único cartão. Essa operação envolve cerca de cinco mil ônibus, transformando-o no terceiro maior sistema de transporte por ônibus do país.

 

CMT Bilhete Onibus Metropolitano

CMT Bilhete Ônibus Metropolitano

O Bilhete de Ônibus Metropolitano, popularmente chamado de BOM, é o bilhete eletrônico aceito nas linhas de ônibus intermunicipais de 39 cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Além disso, ele também é válido para clientes urbanos de oito cidades da região metropolitana.

As cidades que podem utilizar o BOM em suas linhas municipais são: Cotia, Carapicuíba, Mairiporã, Taboão da Serra, Ferraz de Vasconcelos, São Caetano do Sul, Poá e Rio Grande da Serra. Com o cartão BOM, o usuário tem acesso a todas as linhas em operação, que envolve aproximadamente cinco mil ônibus intermunicipais em circulação diariamente naquela região. Este é o terceiro maior sistema de transporte público por ônibus do país, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Vantagens

As vantagens para quem utiliza o cartão BOM é que a pessoa pode transitar em várias linhas utilizando apenas um único cartão. Além disso, ele oferece maior segurança aos usuários, já que eles não precisam mexer com dinheiro dentro dos ônibus, evitando assim perdas ou roubos. Caso o cartão seja roubado, é possível recuperar os créditos depois do cancelamento do mesmo.

Com este sistema, o embarque e desembarque da população ficam mais rápidos e fáceis, já que todos passam pela catraca sem maiores problemas e demoras. Para os trabalhadores que recebem vale-transporte através do BOM Vale-Transporte ou do BOM Empresarial, a recarga pode ser feita dentro do ônibus, aproximando o cartão do validador.

Usuários comuns

Os usuários comuns, ou seja, aqueles que não recebem vale-transporte, também podem adquirir o seu cartão BOM. Para isso devem ir até uma das Lojas do Cartão BOM, com o RG, CPF e comprovante de residência. Existe também a opção de solicitar o cartão pela internet. Para saber mais entre no site da CMT.

Os créditos eletrônicos para o cartão BOM Comum podem ser comprados nos locais autorizados pela Autopass – Lojas do Cartão BOM, ou então nas Empresas Operadoras das linhas intermunicipais da Região Metropolitana.

As regras de utilização do cartão é que o limite de vezes para uso do mesmo é de 20 por dia. A liberação da catraca do ônibus só se dá quando o cartão possuir o saldo igual ou maior ao valor da tarifa. Não há milite de reapresentação do cartão.

Pesquisar
Artigos Relacionados