CMB Brasília

links patrocinados

CMB Brasilia

CMB Brasília

Os Colégios Militares do Brasil são conhecidos pelo seu alto padrão de ensino. Ele é destinado para a educação dos filhos de oficiais dos brasileiros, que tem direito ao ensino gratuito e de qualidade. Um dos mais importantes do país, é o Colégio Militar de Brasília.

O CMB iniciou suas atividades em 1979, quando começou a oferecer aos estudantes as aulas referente a 6º, 7º, 8º e 9º série do Ensino Fundamental. Na época, foram matriculados 720 novos estudantes que permaneceriam na escola em regime de externato. Nos anos seguintes, o colégio começou a oferecer o Ensino Médio.

O CMB tem como principal missão oferecer a educação básicas de 6º a 9º ano e também dos anos do ensino médios aos filhos de militares e demais jovens que desejam uma educação gratuita e de alto rendimento. Toda grade de ensino é equivalente a legislação federal de educação e ainda esta atrela ao regulamento do Exército Brasileiro, em destaque a diretriz do Departamento de Ensino e Cultura do Exército Brasileiro.

Ingresso CMB Brasília

De acordo com a legislação dos Colégios Militares, todos os filhos dos militares brasileiros possuem direito as vagas do CMB. Entretanto, alunos de filhos de civis também podem ingressar no colégio.

Para entrar no CMB, os interessados devem participar do concurso de admissão. Ele é realizado de forma anual e prevê a entrada de jovens aptos as séries desejadas. No site do CMB, é possível encontrar todas as informações relativas a inscrições e datas de provas. Também estão disponíveis as provas anteriores.

Serviços CMB Brasília

O site do CMB ainda funciona com um portal interativo para alunos, docentes e ex-alunos. La os alunos podem acessar sua grade escolar e também conferir notas, matrículas e outros serviços relacionados as suas atividades. Também esta disponível o Guia do Aluno e todos os hinos e canções. O site ainda informa os tipos de uniformes e seus usos.

Também é possível conhecer um pouco mais sobre a história do CMB e sua trabalho atual através dos vídeos institucionais e fotos. Os ex-alunos podem conferir um portal exclusivo para encontrar colegas.

Questionário BPC Escola

Questionário BPC Escola

O governo brasileiro está investindo bastante em educação. A preocupação com essa área fez com que os últimos oito anos da política brasileira fossem voltados a programas assistenciais e educacionais, com o intuito de diminuir a miséria, redistribuir renda e garantir o acesso à educação a um maior número de pessoas.

Uma das medidas tomada pelo governo foi a implantação do Programa BCP nas escolas. Ele faz parte de um conjunto de políticas públicas do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que assegura aos jovens de até 18 anos, com deficiência, o acesso e a permanência à rede de ensino, já que muitos abandonam os estudos devido às dificuldades encontradas.

Esta é uma das grandes razões da criação deste programa. Até o mês de julho de 2007, apenas 21% dos beneficiários do BPC estavam matriculados em escolas regulares, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Isso representa 75 mil jovens, de um grupo de aproximadamente 350 mil.

Programa BCP na Escola

O Programa vai atuar sob quatro eixos norteadores. O primeiro é identificar quais os beneficiários que estão dentro e os que estão fora da escola. O segundo é procurar saber quais as principais barreiras que impedem esses jovens a permanecer na escola. O terceiro eixo procura estudar e desenvolver estratégias para superar esses limites e o quarto é fazer um acompanhamento dos programas e ações dos entes que compartilharem do Programa.

O objetivo do BCP na Escola é garantir justamente essa permanência das crianças e adolescentes com deficiência (de até 18 anos) na escola, inseridos no Benefício de Prestação Continuada (BCP). Mais de 2,5 mil municípios, incluindo as capitais dos estados, já participam do Programa. Espera-se que com esta medida mais de 200 mil crianças e jovens com deficiência dêem continuidade à educação e permaneçam nas escolas.

Questionário

Para conseguir sucesso no Programa, foi criado um questionário para identificar quais as principais barreiras que impedem estes beneficiários a permanecerem na Escola das Pessoas com Deficiência Beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BCP) da Assistência Social.

O questionário ajuda o administrador da unidade a compreender os limites e barreiras que os deficientes encontram para permanecer na escola.

Pesquisar
Artigos Relacionados