Climatempo previsão do tempo para Volta Redonda

links patrocinados

Climatempo previsão do tempo para Volta Redonda

Volta Redonda é o município dos invernos secos e dos verões úmidos

Volta Redonda é uma cidade do estado do Rio e fica numa região conhecida como Vale do Paraíba. O município é cercado por córregos e riachos que perpassam o Rio Paraíba do Sul, que abastece toda a cidade. Volta Redonda nasceu às margens do Paraíba e o clima do município é mesotérmico. Por isso, os invernos são secos e os verões quentes. Saiba mais sobre Climatempo – previsão do tempo para Volta Redonda.

A umidade relativa do ar, no município, é de 77%. Esse valor se mantém nos meses mais frios, com uma variação entre 71% e 72%. A temperatura não cai muito durante o inverno. A média mínima anual é de 16,5º C, enquanto que a média máxima fica em 27,8º C. Janeiro e fevereiro são os meses em que mais chovem.

Em três décadas, cálculos mostram que as chuvas chegam sempre durante o verão

Nos últimos 30 anos, conforme cálculo do Climatempo Previsão do Tempo para Volta Redonda, os meses mais frios da cidade foram junho e julho, com médias de 14º C. Nesses meses, a incidência de chuvas foi menor que durante o restante do ano, o que comprova a existência de um inverno seco na cidade. A precipitação média foi de 44mm para junho, 48mm para julho e, novamente, 44mm para agosto.

Já as maiores temperaturas médias ficaram para os meses de outubro, dezembro, janeiro, fevereiro e março. Choveu mais, segundo estimativas de 30 anos, em dezembro, com 255mm; janeiro, com 261mm; fevereiro com 229mm e março com 219mm.

A tendência para o início de junho é que a temperatura máxima não passe dos 23º C, enquanto a mínima fica em 16º C. Junho começa com chuva, mas depois o tempo já começa a ficar seco, como é de se esperar para todo o inverno.

Volta Redonda sofre com alguns problemas de ar

Na cidade, um fenômeno conhecido como invasão térmica acontece principalmente durante o inverno. Existe uma camada de poluição que permanece sobre Volta Redonda. Assim, os raios solares não penetram completamente sobre a cidade. Isso impede a liberação do calor e diminui a insolação.

Popular em centros industrializados, o fenômeno é natural também para áreas menores e rurais. Pode ser prejudicial por causa dos gases poluentes existentes na atmosfera, principalmente em cidades maiores. Assim, a ocorrência de doenças respiratórias se torna mais frequente.

Poluição gerada pela indústria prejudica o clima de Volta Redonda

Atividades industriais movimentam a economia de Volta Redonda, principalmente atividades relacionadas à siderurgia e à metalurgia. Por causa da produção intensiva de aço, a cidade cresce. No entanto, toda essa produção acaba por poluir o ar do município. Isso depende do tipo de material produzido pelas indústrias.

Geralmente, alguns compostos orgânicos e dióxido de enxofre são causadores da poluição atmosférica. O benzeno, por exemplo, é um composto orgânico produzido em algumas indústrias siderúrgicas. De acordo com alguns estudos de diagnósticos do ar de Volta Redonda, esse é o principal composto responsável pela contaminação do ar na cidade. Sendo assim, torna-se evidente a importância que as medidas de controle devem ter nas usinas siderúrgicas.

As árvores são importantíssimas, também, para exercer esse controle. No entanto, em Volta Redonda a floresta tropical foi, aos poucos, sendo substituída pelo cultivo de alguns produtos. Atualmente, grande parte da antiga floresta tropical é coberta pela vegetação rasteira.

O que sobrou de Mata Atlântica é a Floresta da Cicuta, uma área de 131,28 hectares. Essa reserva preserva a biodiversidade e regula o clima da região. Também é importantíssima para preservar a saúde dos habitantes.

Climatempo previsão do tempo para Volta Redonda Previsão do tempo para Volta Redonda

Climatempo

Temperatura máxima da semana- Volta Redonda

Climatempo- Volta Redonda

Pesquisar
Artigos Relacionados