Citroen c3

Citroen c3

Citroen c3

A Citroën é uma fábrica automobilística francesa que existe desde 1919, tendo sua sede em Saint-Ouen, Seine-Saint-Denis. Possui mais de quinze mil funcionários e uma produção de mais de um milhão de veículos anualmente.

Esse número parece baixo, mas a Citroën não é uma marca independente, fazendo parte do holding Peugeot – Citroën, que juntas produzem três milhões e meio de veículos ao ano, com lucro superior a um bilhão de euros em 2010 e mais de duzentos mil funcionários. O holding também inclui indústrias financeiras, de logística, peças automotivas e produção de motocicletas.

A Citroën se destacou por ser a primeira fábrica fora dos Estados Unidos a produzir veículos em massa, ainda durante a Primeira Guerra Mundial, embora os carros tenham sido destinados justamente para o exército na época. Em 1955, lançou o primeiro carro europeu de freio a disco e em 1967 contribuiu para maior visibilidade durante a direção com faróis que revolucionaram o design e são copiados ou adaptados até hoje. A Citroën também é conhecida pelo uso da lataria com formato aerodinâmico, diminuindo o consumo de combustível e influenciando os lançamentos inclusive de outras marcas.

Nos anos setenta, a Citroën sofreu uma crise financeira, fazendo parcerias com a Fiat e a fábrica de pneus Michelin, embora nenhum desses negócios tenha realmente dado certo. O resultado foi a junção da Peugeot com a Citroën, originando a PSA Peugeot Citroën – sendo que a primeira comprou cerca de quarenta por cento da segunda em 1974. Dois anos depois, a Peugeot já era dona de noventa por cento da Citroën. Com isso, ocorreu uma expansão pelo restante do mundo, se iniciando em países como a China, República Tcheca e Romênia.

Em 2009, a Citroën comemorou noventa anos de existência e reapareceu com uma nova identidade e um logo diferenciado, que deve ser substituído mundialmente até 2013. A Citroën já ganhou vários prêmios de melhor carro do ano na Europa, os mais recentes sendo em 2003, pelo Citroën C3, em 2005, pelo Citroën C4 e em 2007, pelo Citroën Grand C4 Picasso.

Modelo C3

Lançado em 2002 e produzido desde 2003, o Citroën se destacou no Brasil sendo o segundo carro de maior sucesso da Peugeot Citroën. Devido ao seu deisgn arrojado, grande espaço interno e aparência luxuosa, o C3 é um sucesso entre as classes A e B, podendo ser caracterizado como um carro familiar, embora não na categoria popular, ou então um esportivo de luxo. Possui ar condicionado automático, travas elétricas, comandos no volante, faróis de nevoeiro, airbags, vidros elétricos, banco de couro, roda de liga leve. O preço inicial é de trinta e sete mil reais, podendo aumentar dependendo dos equipamentos complementares escolhidos.

O Citroën C3 vem nas seguintes versões: GLX 1.4 flex, XT-R 1.4 flex, além da 1.6 16v flex Exclusive, com transmissão automática. Se destaca atualmente pelo conforto interno, boa usabilidade, direção leve, câmbio e motor em perfeito equilíbrio e freios com bastante sensibilidade. O Citroën C3 continua sendo o carro chefe da marca, que já é um sucesso de vendas no Brasil.

Fotos

Novo modelo Citroen C3Novo modelo Citroen C3
Interior do C3Interior do C3
Citroen C3Citroen C3

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados