CFN Fortaleza

links patrocinados

CFN Fortaleza

CFN Fortaleza

A Companhia Ferroviária do Nordeste, mais conhecida como CFN ou Transnordestina é uma empresa do setor logístico, tendo sido fundada no ano de 1997. Ela é responsável pelo transporte de cargas em geral por toda a região nordestina, além de outras estradas de ferro especiais que fazem a ligação de cidades em áreas estratégicas (como por exemplo as duas maiores potências econômicas do país, Rio de Janeiro e São Paulo). Os principais produtos que são transportados pela empresa são da área agrícola, como grãos, sementes e também fertilizantes, além de minérios em geral. A CFN faz ligação do nordeste entre os principais portos daquela região, que são o de Suapé, no estado de Pernambuco, e o Pecém, localizado no Ceará.

A Transnordestina expandiu tanto que hoje realiza cargas de mais de quatrocentos produtos diferentes, incluindo por exemplo containeres, industrializados, alimentos do tipo perecível ou não, sendo referência na rapidez e qualidade durante o transporte dos produtos, dificilmente ocorrendo desperdício ou estrago das mercadorias. A CFN agora faz parte do grupo nomeado CSN, sendo que possui mais de cem locomotivas à disposição da empresa, embora pelo menos vinte por cento delas (ou seja, vinte locomotivas) estejam completamente paralisadas, por estarem muito velhas e sem peças existentes para substituição – o que pode causar riscos na hora das viagens.

A CFN era uma antiga empresa estatal, sendo que atualmente realiza ligações de transporte de cargas com os seguintes estados: Maranhão, Alagoas, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba. O estado de Sergipe também serve de passagem, embora não hajam pontos de parada ou entrega. No total, são quase quatro mil e quinhentos quilômetros de estrada cobertas pela empresa. As locomotivas possuem uma variação de potência. A CFN conta com vinte e quatro máquinas de 1425 HP fabricados pela marca EMD, vinte e nove locomotivas de 1050 HP da marca ALCO, duas também de 1050 HP da GE, doze máquinas de 600 HP e três de 900 HP.

Mais informações

A Transnordesetina integra o Grupo CSN, que significa Companhia Siderúrgica Nacional. No ano de 2007, o Grupo CSN atingiu um lucro de praticamente três bilhões, sendo que cinco anos depois esse valor deve ser extremamente maior. A empresa virou referência na história brasileira, já que foi criada durante o governo do presidente Getúlio Vargas, tendo como objetivo expandir a ideia da troca de produtos com um transporte muito barato para a época, se concentrando principalmente nos produtos nacionais (o chamado nacionalismo que Vargas queria tanto espalhar por todo o país).

A CFN se orgulha de transportar produtos que servem para o desenvolvimento e progresso do Brasil, como por exemplo combustível, material para construções, produtos relacionados à agricultura e também a indústria siderúrgica, entre outros. Para mais informações, acesse o site oficial da CFN ou da CSN, onde você encontra as rotas que perpassam pelas capitais dos estados citados, bem como os investimentos realizados para manter as frotas com qualidade e segurança, etc. A CFN é referência em transporte ferroviário não apenas no nordeste, mas em todo o país.

Fotos

Confira Fotos da CFN Fortaleza:

CFN FortalezaCFN Fortaleza
Companhia Ferroviária do NordesteCompanhia Ferroviária do Nordeste
Obras CFNObras CFN

Pesquisar
Artigos Relacionados